Transformar Miguel Pereira em uma cidade-modelo, com espaços democráticos e sustentáveis e infraestrutura moderna. Esta tem sido a minha missão desde o dia em que assumi a prefeitura. Em 2017, no meu primeiro mandato, me dediquei a arrumar a casa e a organizar as contas para, depois, pensar em projetos que, hoje, são referências para o Estado do Rio de Janeiro e o Brasil. Os desafios foram vencidos e a resposta de que estávamos no caminho certo veio com a reeleição e os mais de 80% dos votos válidos.
O sonho de fazer de Miguel Pereira a "Gramado Carioca" ganhou forma e o município tem hoje todos os atrativos para moradores, turistas e empresários. O ano de 2022 foi marcado por grandes projetos. Demos de presente para a cidade, em seu aniversário, 25 de outubro, o maior Parque dos Dinossauros do mundo, com as
réplicas em tamanho real de mais de 40 espécies, um espaço de 1,4 milhão de metros quadrados, no Parque Rocha Negra. A atração perfeita: aventura, lazer em família e contato com a natureza.
O município ganhou também a tão esperada Rua Coberta, polo gastronômico e complexo turístico e cultural. É lá que acontecem grandes shows e que receberemos um festival nacional de cinema. E, para fechar o ano com chave de ouro, entregamos mais um cartão-postal: a Rua Torta, com suas charmosas curvas de flores e árvores. Se juntarão à lista de atrativos turísticos, este ano, o Parque das Aves, único local
de soltura do país, com conceitos de educação ambiental e sustentabilidade, e a Maria-Fumaça, nosso trem turístico temático para contar a história da cidade aos visitantes e fortalecer o nosso vínculo de pertencimento.
A recuperação do protagonismo do município tem despertado o interesse de importantes investidores nacionais e internacionais. Novos empreendimentos chegarão a Miguel Pereira, como o renomado restaurante português Pedro dos Leitões, que fará parte do polo gastronômico flutuante, inédito no estado, no Lago Javary. Lá, serão abertas ainda uma churrascaria, uma pizzaria, uma casa de fondue
e um restaurante italiano. Além disso, o famoso Hotel Colline de France, eleito o melhor do mundo, escolheu a cidade para abrir a sua filial. Vamos inaugurar ainda o Museu de Cera e o Ice Bar.
Também estamos construindo um dos mais modernos e bonitos centros da cidade do país. É o Novo Centro, projeto que inclui obras de urbanização e de habitação, mobiliário urbano e paisagismo. Uma parceria com o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Serão aplicados mais de R$ 50 milhões nas intervenções.
Os novos cartões-postais garantem muito mais do que o crescimento de turistas em Miguel Pereira. É desenvolvimento econômico e social, com a geração de emprego e renda. Uma conquista mais do que merecida para o município, que já é, em si, uma atração, com o terceiro melhor clima do mundo, colinas e montanhas exuberantes e cachoeiras e rios de águas cristalinas.
Vamos seguir trabalhando e dialogando com a iniciativa privada e o governo estadual para trazer novas conquistas para Miguel Pereira e levar a cidade para o topo da lista de destinos turísticos mais procurados do Brasil.
*Prefeito de Miguel Pereira