Rodrigo Bethlem | A necessidade de resgatar o Centro

Talvez o retrato mais claro do esvaziamento econômico da Cidade Maravilhosa, nos últimos 40 anos, seja exatamente a situação que o Centro da cidade se encontra

Por Rodrigo Bethlem

Talvez o retrato mais claro do esvaziamento econômico da Cidade Maravilhosa, nos últimos 40 anos, seja exatamente a situação que o Centro da cidade se encontra.

Lembro quando a bolsa do Rio perdeu seu protagonismo para São Paulo e depois foi absorvida pela mesma.

Eu trabalhava no mercado. Vi de perto o Rio perder uma das suas vocações. Resgatar o Centro da cidade é muito importante para sinalizar uma virada.

O Porto Maravilha foi uma das iniciativas que gerou muita expectativa. Porém, um erro grave foi cometido ali.

Para criar uma valorização artificial dos CPACS(títulos emitidos para financiar as obras com dinheiro do FGTS)foi destinada à região uma vocação comercial, acabando por competir com o Centro antigo.

Ali, a vocação deveria ser prioritariamente residencial para que a região fosse povoada.

Um equívoco que pode ser revisto.

A forma como se instalou o VLT no Centro, também, gerou enorme prejuízo ao comércio de rua, acelerando o fechamento de várias lojas e criando verdadeiros corredores fantasmas.

Logo depois, veio a pandemia, acabando de esvaziar o local.

É importante a união de todos para o resgate. Esse esforço demanda uma mudança de postura do poder público, mas só isso não basta.

Precisamos que as melhores mentes da cidade pensem soluções de médio e longo prazo.

A conversão de imóveis comerciais em residenciais é uma boa medida, mas ainda muito tímida. Seria importante, além de modificar as duas PPPs que já citei acima (Porto Maravilha e VLT ), um pacote de incentivos para o ressurgimento do comércio de rua do Centro, corredores de segurança, solução para a enorme quantidade de pessoas que vivem na rua, que necessitam de articulação, e se transformarem em política pública permanente.

Enquanto isso, a Barra da Tijuca passou a ter um protagonismo maior na cidade, mas ainda assim, o Centro sempre terá um valor simbólico enorme para todos os cariocas .

Vamos resgatar o Centro!