RS: roubos a veículos caíram 89% na capital
Porto Alegre (RS) registrou uma queda nos indicadores criminais nos últimos sete anos, segundo dados do Observatório Estadual da Segurança Pública. Os roubos de veículos recuaram 89%, passando de 4,7 mil casos em 2019 para 538 em 2025.
No mesmo período, os latrocínios diminuíram 80%, de 15 para três ocorrências. Os números refletem mudanças nas estatísticas de crimes patrimoniais e contra a vida.
Entre os delitos contra o patrimônio, o roubo a pedestre caiu 73%, passando de 24,1 mil registros para 6,5 mil. As ocorrências em transportes coletivos tiveram redução de 83%, com queda de 987 para 163 casos.
Os crimes bancários diminuíram 82%, passando de 17 para três. Já os casos em comércio recuaram 44%, de 1,6 mil para 905. Os abigeatos (furto de animais de produção) foram reduzidos pela metade, com 21 registros em 2025, frente a 42 em 2019.
Nos crimes contra a vida, houve retração nos indicadores. Os crimes violentos letais intencionais passaram de 380 para 207 ocorrências, redução de 46%. Os homicídios dolosos caíram de 330 para 191 registros, recuo de 42% no período analisado.
O número de feminicídios permaneceu estável, com 6 casos registrados em 2019 e o mesmo total em 2025.
As medidas protetivas de urgência cresceram 39% em 2025, com 13,4 mil solicitações, frente a cerca de 8,2 mil no ano anterior, indicando maior procura por proteção em situações de violência doméstica. A atuação das forças de segurança inclui operações voltadas ao transporte.
A Delegacia de Repressão a Roubos em Transportes Coletivos desenvolve ações em pontos estratégicos, com apoio da Brigada Militar, para reduzir ocorrências em paradas e veículos.
Desde 2019, o governo investiu mais de R$ 2 bilhões em viaturas, equipamentos, obras e ampliação de efetivo.
Entre as ações, estão a criação da Cidade da Polícia, inaugurada em 2022, e a entrega de unidades especializadas e delegacias reformadas na capital. As medidas adotadas abrangem infraestrutura e ações operacionais, com foco na redução de ocorrências e no atendimento à população.