PR: novas cultivares de mandiocaem Cascavel
Clara, Topázio e Quartzo serão lançadas no Show Rural
O Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) do Paraná lançará três novas cultivares de mandioca voltadas à indústria. O lançamento acontecerá no Show Rural Coopavel 2026, em Cascavel (PR), que acontecerá entre os dias 9 e 13 do próximo mês.
As variedades IPR Clara, IPR Topázio e IPR Quartzo foram desenvolvidas para produção de fécula e farinha, apresentando maior produtividade, sanidade aprimorada, qualidade superior da matéria-prima e adaptação a diferentes tipos de solo.
Produção estadual
O Paraná é o segundo maior produtor nacional e concentra o maior polo industrial da cultura, com previsão de colher 4,4 milhões de toneladas em 2026.
De acordo com informações do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o Valor Bruto de Produção (VPB) da mandioca industrial alcançou 1,76 bilhão de reais em 2024.
As variedades
A IPR Clara tem raízes com casca e polpa claras, o que favorece derivados mais brancos, com rendimento superior a 30 toneladas por hectare no primeiro ciclo e possibilidade de dois ciclos de colheita, dependendo do manejo.
A IPR Quartzo apresenta porte médio a alto, resistência moderada à podridão radicular e ampla adaptabilidade a solos arenosos e argilosos, com raízes grossas e alto rendimento industrial em cultivos de dois ciclos.
A IPR Topázio, de porte baixo, é indicada para solos arenosos e também oferece produtividade elevada quando há manejo adequado da raiz e das ramas.
Estudos do IDR-Paraná, realizados entre os anos de 2021 e 2025, indicam que IPR Quartzo e IPR Topázio superam a IPR Paraguainha, cultivar industrial mais plantada no estado, com ganhos de 10% a 15% em produtividade em diferentes sistemas.
O Show
O Show Rural é considerado um dos maiores encontros do agronegócio da América Latina e abre a temporada anual de eventos no Paraná, reunindo produtores, técnicos e pesquisadores em busca de inovação tecnológica, conhecimento e negócios.
Em 2025, a feira atraiu mais de 400 mil pessoas e movimentou mais de 7 bilhões de reais em transações comerciais.
A Seab ressaltou a relevância da pesquisa pública para o fortalecimento da agroindústria e a geração de renda aos produtores.
Enquanto o IDR-Paraná evidenciou a importância da ciência na criação de materiais adaptados às condições locais e capazes de elevar o desempenho industrial da mandioca no estado.
