Esporte e lazer vai às praias do Rio Grande do Sul no verão

Projeto do governo leva van aos pontos turísticos para as atividades

Por

O governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), dá início nesta quinta-feira (8), em Torres, ao Circuito Verão em Movimento 2026, dentro do Programa Esporte e Lazer em Movimento. A ação será realizada no Chalé Memorial do Surf, na Praia dos Molhes.

A iniciativa integra a Operação Verão Total 2025/2026, que tem como objetivo reafirmar o compromisso com a promoção da cidadania, da convivência comunitária e do bem-estar nas regiões litorâneas, por meio do fortalecimento das políticas públicas de esporte e lazer. Com a iniciativa, a van itinerante da SEL vai percorrer as praias do Litoral Norte levando diversão e lazer para os veranistas gaúchos.

Circuito

O circuito, que é voltado às crianças, adolescentes e público em geral, oferece atividades gratuitas com uma programação diversificada que inclui práticas esportivas e oficinas recreativas. Também disponibiliza a unidade móvel equipada com jogos como xadrez, tênis de mesa, futmesa e vôlei, além de oficinas de pintura, brinquedos infláveis, cama elástica e piscina de bolinhas.

"Com o Circuito Verão em Movimento, estamos levando esporte, lazer e cidadania diretamente para o Litoral Norte. É uma ação que aproxima o governo das pessoas, oferece atividades gratuitas para crianças, jovens e famílias e incentiva hábitos saudáveis durante o verão", ressalta o secretário do Esporte e Lazer, Juliano Franczak, o Gaúcho da Geral.

Educação física

A edição de 2026 também contará com o colaboração do Conselho Regional de Educação Física da 2ª Região (Cref2-RS), que participará com aulas de ritmos, orientações de saúde e incentivo à prática esportiva, contribuindo para a promoção de hábitos saudáveis e da qualidade de vida.

As atividades do circuito vão ocorrer sempre de quinta-feira a domingo, em áreas à beira-mar disponibilizadas pelos municípios parceiros do Litoral Norte.

Cronograma

O cronograma previsto para as atividades prevê que a van ficará instalada na praia de Torres entre os dias 8 e 11 de janeiro. Dos dias 15 a 18 de janeiro, estará em Magistério. Entre 22 e 25, na praia da Atlântida. Do dia 29 de janeiro ao dia 1º de fevereiro, em Balneário Pinhal. De 5 a 8 de fevereiro, em Cidreira. De 12 a 15 de fevereiro, em Imbé. Entre 19 e 22 de fevereiro, na praia de Tramandaí. E, finalmente, entre 26 de fevereiro e 1º de março, em Xangri-Lá.

Balneabilidade

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, na semana passada, o quarto boletim do projeto Balneabilidade da temporada 2025/2026.

O informativo refere-se às coletas de águas realizadas entre os dias 29 e 30 de dezembro de 2025.

De acordo com o relatório, dos 96 pontos monitorados em todo o Rio Grande do Sul, 12 estão impróprios para banho. Pela primeira vez nesta temporada, cinco pontos no Litoral Norte aparecem nessas condições.

O boletim aponta cinco áreas impróprias em Capão da Canoa (Edifício Aymore, Balneário de Araçá-Hotel, Edifício Yara, Arroio Teixeira e Praça Azevon), uma em Cerrito (Balneário Cerrito), uma em Pedro Osócio (Rio Piratini), três em Pelotas (Valderde, Totó e Valverde Trapiche) e uma em Piratini (Balneário Municipal Klérfim Cardoso) e uma em Tapes (Balneário Rebelo).

Segundo o presidente da Fepam, Renato Chagas, o departamento de fiscalização já está mobilizado para identificar as prováveis causas dos cinco pontos impróprios para banho no Litoral Norte. "Além das ações de monitoramento, vamos realizar coletas nas drenagens pluviais para investigar possíveis fontes de contaminação da água. Após verificar os resultados, os municípios serão notificados."

O balneabilidade, que determina se um local está próprio ou impróprio para banho, é executado pela Fepam, com o apoio da Companhia de Saneamento.