Programa Terra Forte nas cidades gaúchas
O governo do Rio Grande do Sul deu início na terça-feira (6) às saídas a campo do Programa Operação Terra Forte em 131 municípios do Rio Grande do Sul, com visitas técnicas às propriedades beneficiadas para a realização de diagnósticos e a elaboração dos Planos Individuais de Ações Integradas (Piais).
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e executada pela Emater/RS-Ascar. Até o momento, os 131 municípios já estão aptos para a fase de diagnóstico e construção dos Piais, etapa fundamental do programa.
O Piai é um documento técnico individualizado, elaborado com o apoio da Assistência Técnica e Extensão Rural (Aters), que define as ações de recuperação produtiva, ambiental e de fortalecimento da resiliência climática das propriedades rurais. Com base nesse plano, cada agricultor familiar poderá receber um auxílio financeiro de até R$ 30 mil, em parcela única, por meio do Cartão Cidadão, destinado à execução das medidas previstas.
Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, a recuperação do solo é estratégica para garantir produtividade, renda e sustentabilidade na agricultura familiar. "Investir na recuperação do solo é investir no futuro da agricultura familiar. Com a Operação Terra Forte, estamos fortalecendo a base produtiva das propriedades. Essa é uma ação de grande alcance, que só se torna possível graças à parceria com a Emater/RS-Ascar, que leva assistência técnica qualificada".
