RS fecha 2025 com avanços na educação

Por

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc) apresentou na terça-feira (16), em Porto Alegre, o balanço das principais ações desenvolvidas ao longo de 2025. Em coletiva de imprensa com a presença da secretária Raquel Teixeira, da secretária-adjunta Stefanie Eskereski e de subsecretários da pasta, a Seduc detalhou os avanços alcançados em um ano marcado pela consolidação de políticas públicas estruturantes, pela superação de desafios recentes e pelo fortalecimento de uma cultura de acompanhamento permanente da aprendizagem.

A secretária Raquel Teixeira destacou que 2025 representou um ponto de virada para a educação gaúcha. Para ela, o ano foi de recomposição após os impactos profundos da pandemia e das enchentes, mas também de consolidação de políticas que criaram um novo patamar de organização da rede. "Foi um ano de muitos avanços, de superação e de consolidação. Estruturamos um sistema de governança que permite acompanhar, com regularidade, a frequência dos estudantes, as aulas dadas, as notas, a execução de recursos e o andamento das políticas. Isso criou um sentimento de rede, de coesão sistêmica, que é fundamental para que as ações tenham continuidade e produzam resultados", afirmou.

Um dos pilares do balanço apresentado foi o fortalecimento dos ciclos de governança da educação. Implantado em cinco níveis de acompanhamento - das escolas ao gabinete do governador -, o modelo instituiu reuniões periódicas entre equipes diretivas, coordenadorias regionais e órgão central.