RS: governo mobiliza servidores na Operação Verão
As forças de segurança do Rio Grande do Sul estão trabalhando de forma coordenada para garantir uma temporada segura e tranquila para residentes e visitantes durante a Operação Verão Total 2025/2026.
Ao todo, aproximadamente 3,3 mil profissionais da Brigada Militar (BM), da Polícia Civil (PC), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), do Instituto-Geral de Perícias (IGP-RS) e do Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS) foram destacados para garantir o sucesso da operação, com apoio de mais de 500 viaturas e de helicópteros para patrulhamento aéreo. Esse efetivo se soma ao que já atua, habitualmente, nos litorais Norte e Sul. As regiões da Serra, da Costa Doce e da Fronteira também receberão reforços.
O CBM coordenará a atuação de 930 guarda-vidas, sendo 638 militares (incluindo bombeiros e policiais) e 282 civis temporários. Eles estão presentes em 264 guaritas distribuídas nos litorais Norte e Sul e nos balneários de água doce. Nas praias, o patrulhamento e orientação aos banhistas é reforçado por 18 quadriciclos e 18 motos aquáticas que garantem mais agilidade nos deslocamentos e eventuais salvamentos.
A BM enviará 1.028 agentes e 163 viaturas, e a PC destinará 1.210 policiais e 296 viaturas.
