Leite participa da assinatura de termo da Invest RS

Projeto com produtora Quanta prevê construção de estúdios

Por

O governador Eduardo Leite participou, nesta quarta-feira (19/11), do evento de assinatura de um termo de engajamento da Invest RS com a Quanta, uma das maiores empresas de soluções no setor audiovisual da América Latina, em São Paulo. A iniciativa resulta de articulação iniciada pela Secretaria Estadual da Cultura (Sedac) com a Prefeitura de Porto Alegre e prevê a construção de um complexo de estúdios audiovisuais no Rio Grande do Sul que poderá movimentar até R$ 150 milhões em investimentos, além de gerar cerca de 500 empregos diretos e 3 mil indiretos.

"Reafirmamos nossa disposição para construir todas as condições técnicas necessárias para viabilizar o projeto. O Rio Grande do Sul tem um ecossistema criativo robusto, produtoras qualificadas, talentos reconhecidos nacionalmente e uma trajetória consistente no audiovisual. Temos vocação, capacidade e sinergia com áreas como tecnologia e inovação, fundamentais para o audiovisual moderno. O que estamos fazendo é justamente criar as condições necessárias para que esse empreendimento aconteça no Rio Grande do Sul", assegurou Leite. "Sabemos o impacto econômico e cultural e a enorme cadeia de efeitos positivos que ele gera. Temos prioridade política, capacidade de articulação e o compromisso de transformar esse potencial em realidade."

O desenvolvimento da iniciativa iniciou-se em meados de 2024, quando a Prefeitura de Porto Alegre realizou reuniões com a produtora para mapear o modelo operacional da empresa e os investimentos necessários para atender à demanda local e fomentar o desenvolvimento de um complexo audiovisual no município. Ao longo de 2025, as negociações avançaram, com a apresentação do ecossistema local, que resultou no interesse da empresa para o desenvolvimento de estudos aprofundados de investimento na capital.

Em setembro deste ano, a prefeitura e a Sedac acionaram a Invest RS para assumir o papel de articuladora entre iniciativas municipais e estaduais e do setor privado. A Invest RS fornecerá o apoio necessário para facilitar a implantação do empreendimento.

O presidente da agência, Rafael Prikladnicki, destacou que a decisão de avançar com o projeto no Estado consolida um processo iniciado por Porto Alegre. "A atuação da Invest RS como articuladora reforça nosso compromisso em estruturar modelos de governança eficientes e capazes de impulsionar iniciativas estratégicas", disse.