Empreendedoras da Beleza forma última turma do ano

Diploma habilita a atuar como maquiadoras profissionais

Por

A formatura da turma de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, nesta terça-feira (7), marcou o encerramento da edição 2025 do programa Empreendedoras da Beleza, uma iniciativa que vem abrindo portas e oportunidades para mulheres paranaenses ingressarem no mercado da beleza com qualificação e autonomia. Nesta última turma, 27 mulheres receberam o diploma que as habilita a atuar como maquiadoras profissionais. As novas formandas se somam às outras 199 mulheres que receberam o certificado em 2025.

O projeto é executado pelo Instituto Grupo Boticário através de uma contrapartida do Grupo Boticário aos investimentos realizados no âmbito do Paraná Competitivo, programa de incentivos fiscais do Governo do Estado. A iniciativa conta com o apoio do Gabinete da Primeira-Dama e das secretarias da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Desenvolvimento Social e Família (Sedef), Fazenda (Sefa) e Trabalho, Qualificação e Renda (Setr).

Em 2025, além de Rio Branco do Sul, o Empreendedoras da Beleza também passou por Araucária, Campina Grande do Sul, São José dos Pinhais e Curitiba, levando capacitação, empoderamento e uma nova perspectiva para centenas de mulheres.

Desde o início da parceria com o Grupo Boticário, em 2024, mais de mil mulheres já foram certificadas pelo programa. Em 2024, 799 mulheres participaram das capacitações. O curso, gratuito, tem 63 horas de duração, distribuídas em 18 encontros presenciais, com foco em técnicas de maquiagem e empreendedorismo, trazendo gestão financeira, atendimento ao cliente e estratégias para iniciar o próprio negócio.

As alunas que chegaram até o final do curso com pelo menos 75% de presença recebem, além do certificado de conclusão, um kit completo de produtos com o material necessário para iniciarem suas trajetórias como maquiadoras profissionais.

Para a primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, o Empreendedoras da Beleza é um exemplo de política pública bem-sucedida que une esforços entre o governo e a iniciativa privada para transformar realidades.

"O projeto mostra que quando unimos forças e acreditamos no potencial das mulheres, conseguimos gerar oportunidades reais e mudar histórias", celebra.