Adaptar: riscos da raiva nos herbívoros
Cerca de 40 servidores da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) se mobilizaram nesta semana, entre 29 de setembro e 1º de outubro, em municípios do Oeste para conscientizar sobre a raiva dos herbívoros. A iniciativa é o Adapar Educa a Campo - Enfrentamento contra a Raiva dos Herbívoros, uma ação direta em que os profissionais se locomovem para promover palestras, rodas de conversa e orientações no campo, alcançando diversos públicos, além dos produtores rurais.
A mobilização percorreu os municípios de Cascavel, Catanduvas, Ibema, Campo Bonito, Corbélia, Três Barras do Paraná, Quedas do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Medianeira, Lindoeste, Iguatu, Matelândia, Guaraniaçu e Diamante D'Oeste. O objetivo é levar informação e reforçar a importância da prevenção, uma vez que a raiva é uma zoonose, ou seja, afeta tanto animais quanto seres humanos e pode ser fatal.
"Este projeto tem o objetivo de conscientizar e engajar diferentes públicos, não só os produtores rurais, mas também médicos veterinários da iniciativa privada, profissionais das prefeituras, comerciantes de produtos veterinários, agentes de saúde e estudantes", explica a chefe da Divisão de Raiva dos Herbívoros da Adapar e Elzira Pierre.
Ela também ressaltou a importância das atividades. "É fundamental que todos compreendam as medidas de prevenção da raiva, porque essa é uma doença sem cura e que leva à morte depois que o animal contrai".
A ação dos fiscais de Defesa Agropecuária alcança diferentes setores da comunidade regional. Eventos em câmaras municipais, escolas e colégios agrícolas, cooperativas, sindicatos e prefeituras recebem os servidores da para debater o tema e esclarecer dúvidas.
A Cooperativa da Agricultura Familiar e Solidária (Cooplaf), em Cascavel, foi um dos locais visitados. O presidente da entidade, Aldair Alves, avaliou positivamente a iniciativa. "A vinda da Adapar até os produtores é uma inovação importante que ajuda a criar consciência de prevenção. Para nós, que prezamos por levar conhecimento aos cooperados, a ação foi muito bem-vinda e reforça que a prevenção é sempre o melhor caminho", afirmou.
Outra ação ocorreu na Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), onde responsáveis técnicos da cooperativa participaram de uma apresentação conduzida por médicos veterinários da Adapar. No encontro, os profissionais detalharam aspectos sobre a raiva dos herbívoros, reforçando a importância da prevenção e do cumprimento das medidas de biosseguridade para reduzir os riscos da doença na região.