Parceria por investimentos internacionais no Paraná

Estado une forças com gestora de fundo de investimentos

Por

O Governo do Paraná e a BlackRock, maior gestora de fundos de investimento do mundo, anunciaram nesta segunda-feira (1º) uma parceria estratégica e inédita que visa impulsionar a economia do Estado. O vice-governador Darci Piana, o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, e o country manager da BlackRock no Brasil, Bruno Barino, assinaram uma Carta de Intenção para estabelecer uma colaboração voltada a impulsionar o potencial de crescimento de longo prazo do Paraná e explorar formas de aproximar investidores internacionais do Estado.

"O Paraná atraiu mais de R$ 300 bilhões em investimentos privados nos últimos anos, fruto de um trabalho iniciado por todo o time comandado pelo governador Ratinho Junior, e está criando mecanismos estratégicos para manter sua economia em alta", afirmou o vice-governador. "A colaboração com a BlackRock vai contribuir para atrair novos investidores, gerar empregos e garantir que o Paraná continue sendo protagonista no cenário nacional e internacional".

O Estado do Paraná e a BlackRock trabalharão juntos para avaliar maneiras de conectar o Estado mais diretamente ao capital internacional. Nas próximas semanas, o governo e a gestora darão início às discussões técnicas sobre os objetivos econômicos do Estado e sobre sistemas internacionais de acesso aos mercados de capitais.

Um dos papéis da gestora é usar seu know-how para reunir os melhores instrumentos para alavancar o potencial de investimentos de recursos locais e internacionais, buscando formas de acessar investidores. "Junto ao Governo do Paraná, temos uma oportunidade única de alinhar as forças e necessidades do Estado a soluções financeiras inovadoras e de classe mundial, avançando ainda mais em seus objetivos de desenvolvimento de longo prazo", afirmou Barino. "É o primeiro projeto desse tipo que estamos fazendo na América Latina. Ficamos muito impressionados com o nível de crescimento econômico e os índices de desenvolvimento do Estado e observamos uma possibilidade grande de conectar nossas experiências globais para acelerar o desenvolvimento do Estado", ressaltou.

Do lado da BlackRock, a unidade de Financial Markets Advisory (FMA) apoiará na transferência de conhecimento e em discussões sobre melhores práticas internacionais.