Por:

Paraná autoriza construção de complexos do idoso

O governador em exercício Darci Piana autorizou nesta quarta-feira (24), no Palácio Iguaçu, a construção de estruturas voltadas à população idosa paranaense em quatro municípios. Com investimento de R$ 20,2 milhões por meio da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), serão construídas duas Cidades do Idoso, em Coronel Vivida e Toledo, e dois Centros de Convivência, localizados em Candói e São Manoel do Paraná.

Piana destacou que esse investimento faz parte de uma política de cuidado do Estado que abrange desde o recém-nascido até a terceira idade. "Como diz o nosso lema: terra de gente que trabalha e cuida. Estamos cumprindo com o cuidado da nossa gente. A Semipi tem feito um trabalho extraordinário para os idosos fruto de um trabalho incansável do Governo do Estado de olhar para toda a população do Paraná, de todas as idades", afirmou.

"O Complexo Social Cidade do Idoso e os centros de convivência são equipamentos inovadores, reunindo uma série de serviços com diversas áreas trabalhando juntas para que possamos preservar cada vez mais a qualidade de vida, a autonomia e a independência das pessoas idosas, trazendo também o olhar do cuidado àqueles que precisam", complementou o governador em exercício.

Os municípios foram habilitados conforme a Resolução nº 25/2025 da Semipi, que trata sobre a transferência de recursos financeiros aos municípios para investimento em obras voltadas às políticas de direitos da mulher e da pessoa idosa. Eles foram aprovados pela pasta e também pelo Paranacidade, órgão vinculado à Secretaria de Estado das Cidades (Secid), que fará o acompanhamento das obras. Os recursos serão repassados fundo a fundo pela Semipi, com contrapartidas municipais.

A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, ressaltou que os espaços voltados ao público idoso são uma resposta ao cenário de transição demográfica pela qual passa não só o Paraná, mas o Brasil e o mundo.

"Mais do que a obra física é a finalidade dela: cuidar cada vez melhor da nossa gente. O Paraná é um estado que tem passado por uma mudança demográfica muito acelerada. Em 2027 teremos mais idosos do que crianças menores de 14 anos", explicou.