Por:

Bonde Urbano Digital chama atenção

Uma comitiva formada por representantes brasileiros e de outros quatro países conheceu nesta quinta-feira (18), em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), o Bonde Urbano Digital (BUD), inovação tecnológica no transporte público que será testada pelo Governo do Estado nos próximos meses. Eles participaram do 2º Congresso Ibero-americano de Áreas Metropolitanas, realizado na Capital paranaense e que discutiu integração, inovação e governança metropolitana.

O veículo, guiado no asfalto através de indução magnética, é o primeiro do tipo a ser testado por um estado na América do Sul, o que tem atraído a atenção tanto de cidades e estados brasileiros, como também de outros países. Ao menos 50 governos de diferentes esferas entraram em contato com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), órgão estadual responsável pelo projeto, buscando saber mais detalhes sobre a implementação do BUD no transporte público da RMC.

"É uma alegria poder receber várias cidades do Brasil e também da América do Sul, como Argentina, Colômbia e Costa Rica. A ideia é mostrar a nova tecnologia desse projeto do Governo do Estado e reforçar o convite para que todos venham quando colocarmos em operação, uma vez que é algo inovador no transporte coletivo", destacou o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos.

"O mundo está falando sobre mobilidade que entregue resultados para a população, que tenha eficiência para transportar pessoas com cuidado, conforto, segurança e praticidade. O BUD tem essas características e despertou esse interesse. Desde que o governador divulgou, temos recebido solicitações de várias cidades, governos municipais e estaduais para apresentar o projeto e também para recebê-los aqui, como está acontecendo hoje", acrescentou.

Entre os locais que demonstraram interesse na tecnologia estão Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT), além de cidades argentinas como Buenos Aires e Córdoba. Também conheceram o BUD representantes da Costa Rica, Colômbia e Chile.

Integrante da comitiva, o diretor de Assuntos Técnicos e Jurídicos do Ente Metropolitano de Córdoba, Álvaro Zamora Consigli, destacou o caráter inovador do modelo que será testado pelo Paraná nos próximos meses. "Viemos para trocar experiências, conhecer o que é feito aqui e conhecer esse novo modelo de transporte sustentável. Estamos encantados com a liderança que o Paraná está exercendo, mostrando um caminho para outras áreas metropolitanas da América Latina de como construir uma mobilidade mais sustentável", afirmou.