Por:

Criminalidade em Uruguaiana reduz

A região da Fronteira Oeste vive uma nova fase na área da segurança pública, impulsionada pelos investimentos realizados pelo governo do Estado. Em Uruguaiana, os avanços têm se refletido diretamente na redução dos índices de criminalidade. A renovação da frota e a aquisição de novos equipamentos e armamentos, além de um alinhamento estratégico entre as forças de segurança, têm sido determinantes para tornar o município mais seguro e melhorar a qualidade de vida da população.

A segurança pública é uma das prioridades do governador Eduardo Leite, e diversas medidas têm sido adotadas para reduzir a ocorrência de crimes em todas as regiões do Estado. Antes, os índices de criminalidade eram altos, o que gerava na sociedade um sentimento de insegurança. Em Uruguaiana, no ano de 2018, foram registrados 535 roubos a pedestres, 15 roubos de veículos, 118 abigeatos, 11 homicídios dolosos, 3 feminicídios e 1 latrocínio. Em 2024, houve uma redução expressiva dessas ocorrências: foram 107 roubos a pedestres, 2 roubos de veículos, 80 abigeatos, oito homicídios dolosos, um feminicídio e nenhum latrocínio. Comparando-se esses dois anos, os roubos a pedestres e de veículos caíram, respectivamente, 80% e 87%, e o abigeato teve redução de 32%. Os homicídios dolosos diminuíram 27%, e os feminicídios, 67%. Nos crimes de latrocínio, a redução chegou a 100%. A Fronteira Oeste tem governo do Estado.

"Os números são resultado, principalmente, de três fatores: a integração entre os órgãos de segurança, a inteligência aplicada ao policiamento e os investimentos que geram resultados efetivos e concretos para a segurança pública de Uruguaiana", destaca o subcomandante do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF), major Fabio Cezar Bilhar.

"Tivemos, nos últimos anos, uma renovação da frota: nossas viaturas são novas e equipadas com a proteção balística, o que é fundamental para a segurança do policial militar. Ocorreu também uma renovação dos nossos armamentos e computadores, de modo que contamos com uma estrutura melhor aparelhada para oferecer o serviço público", conta o delegado titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Uruguaiana, Nilson Pereira.

Para o comandante do 6º Batalhão de Polícia de Choque de Uruguaiana, major Ricardo Gruner de Oliveira, os investimentos constantes realizados pelo Executivo estadual resultam em um trabalho ainda mais qualificado. "Hoje, contamos com armas de primeira linha. Houve também uma renovação em equipamentos, viaturas e embarcações, o que se reflete diretamente no serviço prestado pelos nossos policiais", observa.