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Viaje Paraná capacita coexpositores

O Viaje Paraná, órgão de promoção do turismo estadual, promoveu nesta terça-feira (09) a Rodada de Negócios Meeting Paraná, em Montevidéu, capital do Uruguai. Trata-se de um evento inédito do Governo do Estado, que proporciona um encontro exclusivo com agentes de viagens, empresários do setor e trade do país vizinho. Ao todo, cerca de 120 profissionais uruguaios foram impactados sobre o potencial turístico paranaense.

Durante o encontro, foram apresentados atrativos e destinos do Paraná, a rica hotelaria e gastronomia, além de aspectos que facilitam a atração de visitantes. A programação também envolveu uma rodada de negócios entre os profissionais com empresários e coexpositores de prefeituras, convidados pelo Viaje Paraná.

Foz do Iguaçu, no Oeste, e Curitiba, a capital, foram apresentados como os dois maiores destinos turísticos do Estado, responsáveis pela captação de muitos viajantes estrangeiros, tanto por via terrestre quanto pelos seus aeroportos internacionais.

"É dessa forma e com essa estratégia que conseguimos atingir o mercado qualificado, preparando os agentes de viagens e profissionais da área para inserir o Paraná nos pacotes turísticos ofertados por eles", disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná. "Destinos paranaenses estão em alta: recebemos mais de 764 mil turistas estrangeiros ao longo deste ano. Desses, mais de 10 mil foram uruguaios; é um mercado com potencial para trabalharmos", acrescentou.

Durante a capacitação, alguns dos destaques foram a proximidade entre os países e a conexão aérea direta, sem escalas, com o Paraná - que conta com um voo de Montevidéu ao Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, viabilizado em 2024 com apoio do Governo do Estado.

"Somos uma empresa de mais de 30 anos, trabalhando fortemente com agências de viagens e passagens. Já tive a oportunidade de visitar Foz do Iguaçu há muito tempo, mas o que percebi hoje é que o município cresceu muito e conta com muito mais possibilidades. É uma boa ação, porque os clientes muitas vezes deixam de visitar um destino pela falta de conectividade, e com o Paraná não há esse problema", afirmou a uruguaia Monica Alvarez, da empresa HC Viajes.

Para Marcelo Suárez, do Departamento de Turismo da empresa Rutas Del Plata, a capacitação dos profissionais e agentes foi importante, uma vez que muitos, a exemplo dele, conhecem um pouco de Curitiba, Foz do Iguaçu e Litoral do Paraná, mas não tinham noção de outros destinos e produtos também qualificados.

"É um Estado do tamanho do Uruguai, com muitas opções que vão impactar as vendas".