Começou com chimarrão, música e conversa e terminou em dança, trova e animação a abertura oficial da Campanha Ganha-Ganha Farroupilha, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio no, penúltimo dia da 48ª Expointer. A iniciativa, liderada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em conjunto com as Secretarias da Cultura (Sedac), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom), entidades representativas do varejo e tradicionalistas, visa a impulsionar as vendas do varejo ao mesmo tempo em que enaltece a identidade gaúcha, no período de 6 a 21 de setembro.
O sábado (6/9) de sol e tempo firme favoreceu o evento, que começou no galpão da Escola do Chimarrão, com música, conversa e fala das autoridades e representantes de entidades e evoluiu para o Palco da Secretaria do Turismo, na Praça Central do Parque do Turismo.
O titular da Sedec, Ernani Polo, pilchado a caráter, destacou a importância de manter vivas as nossas tradições ao mesmo tempo que se estimula o comércio. "Essa campanha foi construída há muitas mãos e é de todos nós. É primeira vez que setembro tem uma campanha de incentivo à cultura e à economia com essa dimensão, integrando tantas áreas e se refletindo em uma força conjunta para divulgar nossos valores e nosso trabalho. O mês de setembro é tradicionalmente um mês baixo de vendas e criamos uma forma de mudar esse cenário. Nosso objetivo é transformar setembro em um mês de festas gaúchas, como já acontece em outros estados, promovendo ainda mais o Rio Grande do Sul para o país e para o mundo", disse.
Ronaldo Santini, secretário de Turismo, definiu o significado da ação. "A campanha Ganha-Ganha Farroupilha é muito mais do que uma campanha promocional. Ele representa a união entre tradição, cultura e desenvolvimento econômico, fortalecendo o comércio local e incentivando a valorização dos nossos produtos. Essa iniciativa mostra que, quando trabalhamos de forma integrada, todos ganham: o consumidor, que encontra novas oportunidades; o lojista, que movimenta seu negócio; e a comunidade, que se beneficia com mais emprego e renda. Além disso, o projeto contribui para o fortalecimento do turismo, pois amplia a visibilidade do Rio Grande do Sul, atrai visitantes e conecta nossas tradições à experiência de quem escolhe viver o Estado durante esse período", afirmou.