Por:

A educação fiscal para sociedade

O valor cidadão do imposto e como transmitir isso para a sociedade foram os tópicos principais da V Semana Tributária, evento realizado nesta terça-feira (12) pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), por meio da Escola Fazendária do Paraná (Efaz), e pelo Grupo de Educação Fiscal do Paraná (GEFE) em Curitiba. Com o tema "Cidadania Ativa: O Que Você faz pela Sociedade", o encontro discutiu os porquês dos tributos e como sua gestão transparente promove uma participação cada vez mais ativa da população na tomada de decisão.

Por isso mesmo, a educação fiscal foi o ponto central da sequência de palestras e discussões acompanhadas por centenas de pessoas tanto de forma remota, pela internet, quanto presencialmente no auditório do Canal da Música, em Curitiba. A partir de apresentações interativas, os painéis discutiram justamente as várias formas como essa consciência fiscal impacta o dia a dia de todos nós.

Entre elas está a própria transformação do cidadão, como destaca o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara. "É disso que se trata esse evento: preparar conscientemente o cidadão para ele entender o que se passa e não ser só um agente passivo", diz. "É preciso fomentar, cultivar e incentivar a discussão sobre a importância do consumidor no controle social, no processo de não sonegação. Com isso, ele entende a função de cada uma dessas peças que compõem o todo".

A necessidade da educação fiscal foi tema também da fala do diretor-geral da Secretaria de Educação (SEED), João Luiz Giona Júnior. Ele destacou como a falta de compreensão por parte da população de certas noções tributárias dificulta até mesmo a comunicação de medidas e decisões — e que esse é um grande desafio para todo o setor público.

"E não se trata de um problema de comunicação, mas de educação mesmo", aponta Giona Júnior. "É uma dificuldade passar a mensagem e fazer as pessoas entenderem. Então é uma missão que não cabe apenas à Fazenda e à Receita Estadual, mas também à Educação como um todo".

Nessa linha, a V Semana Tributária debateu maneiras de promover essa educação fiscal com a sociedade, principalmente na era tecnológica. E uma das alternativas foi adotada dentro do próprio evento, com a sua chamada Jornada Gamificada.

Trata-se de uma metodologia que torna as palestras e apresentações mais interativas, convidando as pessoas a participarem das discussões a partir de seus celulares. Quase como em um videogame, eles ganham pontos com esse engajamento e concorrem a prêmios ao mesmo tempo em que mergulham dentro das temáticas de cada painel.