Paraná promove curso de queijos
Segundo maior produtor de leite do Brasil, o Paraná está promovendo capacitações para pequenas agroindústrias de laticínios para a produção de queijos diferenciados. A iniciativa faz parte do programa Queijos Nobres Paraná, que será lançado oficialmente no final de novembro, mas que já formou sua primeira turma. O curso foi realizado entre os dias 9 e 11 de setembro, no Biopark de Toledo, na região Oeste, com a participação de 15 alunos de diferentes municípios paranaenses.
O programa é da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SEIC), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Invest Paraná, Sebrae/PR, Biopark e Biopark Educação. O objetivo é impulsionar as pequenas agroindústrias de queijo do Estado, promovendo a capacitação de produtores rurais e facilitando o acesso à tecnologia, crédito e mercados.
Os cursos, por exemplo, serão ofertados ao longo de dois anos, com a expectativa de formar 300 produtores e técnicos em todo o Paraná. Eles têm como foco a produção de queijos de alta qualidade e identidade regional, valorizando as tradições locais enquanto incorpora práticas modernas de fabricação.
Para o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, o programa é uma oportunidade para expandir a visibilidade e a comercialização dos queijos paranaenses. "Todas as entidades envolvidas nesta iniciativa buscam fortalecer as agroindústrias locais, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região. Valorizar nossas raízes e aumentar a rentabilidade dos produtores é a nobre missão do Queijos Nobres Paraná".
Uma das participantes do curso foi Luciene Mota Moreira Pereira, de Barbosa Ferraz (Centro-Oeste), que aprendeu a fazer queijo ainda criança com a mãe. "A minha pretensão é aumentar, ter uma produção maior, e esse curso vai ajudar porque trouxe um conhecimento que eu não tinha", disse. "Deu para ver que fazer queijos finos não é tão difícil, são sequências e etapas. A gente que é produtor, mesmo que pequeno, tem condições de fazer um queijo diferenciado".
O médico veterinário Marcos Alberto da Silva Marinho, responsável pelas inspeções sanitárias em 24 municípios, destacou que os processos apresentados no curso garantem qualidade dos produtos, o que pode facilitar sua comercialização. "Esperamos que os produtores voltem para as suas propriedades, pratiquem todas as etapas do curso e, em breve, possam comercializar seus queijos, trazendo mais rentabilidade para suas propriedades rurais", ressaltou.
A próxima turma está agenda para 24 a 26 de outubro, com a emissão de certificados para todos os participantes.
