A sinergia entre Santa Catarina e a União Europeia ganhou novo impulso com a 2ª Expedição em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) que ocorreu nesta segunda e terça-feira, 14 e 15, no Sapiens Parque, em Florianópolis. O evento, que já teve sua primeira edição em junho deste ano, reuniu importantes stakeholders para discutir e construir um plano de ações com foco no desenvolvimento estadual e global por meio da CTI.
Promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), a iniciativa visou fortalecer a parceria entre a Europa e Santa Catarina, aproveitando a proximidade cultural e a expertise de ambos os lados. A 2ª Expedição foi uma oportunidade para conectar pesquisadores, empresas e instituições públicas e privadas, gerar novas ações conjuntas, desenvolver projetos inovadores e impulsionar o desenvolvimento no estado.
O evento abordou temas de relevância global, como a transição verde, a transformação digital, cidades inteligentes, saúde, a agenda da Mulher na Ciência, empreendedorismo, programas de mobilidade de capital humano, o Fapesc-IAIStep Fellowship Program. Além disso, a programação contou com a abertura oficial do escritório de soft landing para pesquisas e negócios em Santa Catarina, que foi inaugurado nesta terça-feira, 15, no Sapiens Parque, com a presença do governador Jorginho Mello.
O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto destaca: "nosso objetivo com essa Expedição é fortalecer essa ponte com a Europa, atraindo profissionais, compartilhando conhecimento e abrindo portas para que nossos estudantes e pesquisadores tenham acesso a novas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.
Para fortalecer as relações entre Santa Catarina e a União Europeia, a 2ª Expedição em Ciência, Tecnologia e Inovação buscou fortalecer a diplomacia científica e promover a colaboração em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.
Segundo o Oficial de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação da União Europeia no Brasil, Dhallys Mota Nunes, a participação do bloco junto dos Estados Membros é uma prova do compromisso de fortalecimento em cooperação internacional com o Estado. "A União Europeia está empenhada em fomentar parcerias que vão além de fronteiras, especialmente na área da ciência e inovação. A nossa presença reflete o interesse mútuo em ampliar as oportunidades de colaboração".