Por:

Udesc inicia inscrições para vestibular

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) iniciou, na terça, às inscrições para o Vestibular de Verão 2025. Ao todo, a universidade oferece 1.755 vagas para ingresso no primeiro semestre do próximo ano, em 50 cursos de graduação presenciais e quatro cursos a distância.

As vagas são para cursos presenciais nas unidades da Udesc localizadas em Balneário Camboriú, Caçador, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna, Pinhalzinho e São Bento do Sul, e para cursos na modalidade a distância ofertados nos polos de apoio presencial em Balneário Barra do Sul, Canoinhas, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Otacílio Costa, Praia Grande, São Bento do Sul e Treze Tílias.

Os participantes poderão concorrer às vagas das seguintes formas: pela prova presencial, pelo histórico escolar do ensino médio e pelas duas opções ao mesmo tempo, aumentando assim as chances de aprovação.

Nesta edição, a instituição ampliará o percentual de vagas destinadas ao Programa de Ações Afirmativas, de 30% para 35%, com a inclusão da reserva de vagas a pessoas com deficiência. Do total, 20% das posições são destinadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em instituições públicas de ensino, 10% para candidatos negros e 5% para candidatos com deficiência.

Outra novidade é a mudança no sistema de classificação do vestibular. A partir de agora, todos os candidatos serão automaticamente incluídos na modalidade de ampla concorrência, podendo optar ainda por uma categoria do Programa de Ações Afirmativas, caso atendam aos critérios previstos nos editais.

As inscrições podem ser realizadas até 4 de novembro e a seleção será para 1.091 vagas disponíveis em cursos presenciais e na modalidade a distância ofertados pela Udesc.

A prova presencial do Vestibular de Verão é composta de questões objetivas e de redação. Está marcada para 1º de dezembro, no período matutino e vespertino, nas cidades de Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna, Otacílio Costa, Praia Grande, São Bento do Sul e Treze Tílias. Haverá, ainda, uma prova de habilidade específica para o curso de Bacharelado em Música.

A taxa de inscrição tem o valor de R$ 110 reais e há possibilidade de solicitar isenção do valor até o dia 18 de outubro para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), ou com renda familiar de até 1,5 salário-mínimo per capita, ou doadores de sangue e de medula, ou, ainda, candidatos que estejam em situação de privação de liberdade.