Por:

Rede de atendimento às mulheres em SC

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e as Forças de Segurança de SC — Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica — realizaram a Operação Átria no estado durante o mês de março, em que foram intensificadas as ações de prevenção e combate à violência contra a mulher.

Em SC, durante os dias 1 a 29 de março deste ano, 126 mulheres foram resgatadas em situação de violência, 1.024 inquéritos policiais foram instaurados e 2.506 medidas protetivas de urgência foram solicitadas. Ainda, foram 57 presos por mandado de prisão preventiva e 9 presos por mandado de prisão temporária e 1.177 exames periciais realizados. Foram apreendidos 22 armas brancas, 4 revólveres, uma pistola, 963 munições e 4 espingardas, entre outros dados registrados ao longo da operação. Para a coordenadora das delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMIs) da Polícia Civil em Santa Catarina, delegada Patrícia Zimmermann D'Ávila, é importante destacar como as forças de Segurança estão organizadas em uma rede de proteção às mulheres no estado.

"Todas as instituições, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Científica estão unidas em prol da defesa da mulher. Então, em qualquer município que a mulher vá ela encontra serventuários e as forças de Segurança unidas na sua defesa. Ela pode fazer a denúncia tanto nos canais da Polícia Civil como pode chamar a Polícia Militar, peritos oficiais e bombeiros, que ela vai encontrar profissionais capacitados e prontos a defendê-la", pontua a delegada. Em Joinville, por exemplo, houve ação conjunta das forças em palestras e também panfletagens com o objetivo de prevenção e combate à violência contra a mulher.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.