Por:

Detentas fazem curso de Direitos Humanos

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) desenvolve uma série de iniciativas voltadas ao tratamento penal, muitas com apoio de outros órgãos do Governo do Estado, fundações, autarquias, universidades e sociedade civil. Um exemplo foi o curso de Direitos Humanos ministrado na Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu - Unidade de Progressão (PFF - UP) para 12 mulheres privadas de liberdade. O curso teve carga carga horária de 12 horas e fez parte um projeto de extensão do Observatório de Direitos Humanos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Universidade sem Fronteiras.

A formação em Direitos Humanos aplicada às mulheres privadas de liberdade na unidade prisional foi toda conduzida por professores doutores vinculados ao projeto, com a participação de acadêmicos dos cursos de História, Direito e Pedagogia, membros do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz do Iguaçu, além do Ministério Público Estadual e da Associação Comercial de Foz do Iguaçu. O diretor da regional da PPPR de Foz do Iguaçu, Cássio Rodrigo Pompeo, afirma que iniciativas como essa, que contam com apoio de diversas entidades, enriquecem o debate acerca da necessidade da promoção de uma política de direitos humanos mais ampla. "Os trabalhos que a Polícia Penal desenvolve sobre o tema passam necessariamente pelo respeito à dignidade da pessoa humana e a criação de valores para uma vida em sociedade que seja saudável e produtiva", afirma.

Dentro do espectro da formação em Direitos Humanos foram apresentados alguns temas relevantes, como os deveres e direitos da pessoa privada de liberdade, a história das mulheres e a importância dos direitos humanos como pacto civilizatório. A coordenadora do projeto, Carla Luciana Silva, destaca que a atividade tratou da temática de forma ampla. ica de forma ampla.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.