Por:

25 bolsas de intercâmbio no exterior

Até a última semana de março, alunos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) poderão se inscrever no Edital nº 01/2024 do Programa de Mobilidade Estudantil Internacional (Prome), que está oferecendo 25 vagas de intercâmbio no exterior para o segundo semestre deste ano. O programa funciona com recursos da Udesc e é a maior iniciativa do gênero entre universidades brasileiras.

Cada centro da Udesc tem direito a uma vaga em instituições estrangeiras conveniadas. Além disso, neste edital, oito unidades oferecem uma ou mais vagas de auxílio, com recursos próprios, desta forma: CCT, Cead, Ceavi, Ceplan, Ceres, Cesfi e Faed, mais uma vaga; Ceart, mais duas vagas; e Esag, mais quatro vagas. Os estudantes interessados devem se inscrever nas direções de Ensino dos centros, que farão a seleção. Os inscritos devem ficar atentos ao item 6 do edital, que regulamenta o envio de alunos para países de língua portuguesa, conforme estabelece o artigo 21 da Resolução nº 052/2014 do Conselho Universitário (Consuni), seguindo alternância dos centros determinada nos editais anteriores do Prome.

O auxílio da Udesc prevê passagens aéreas de ida e volta, seguro-saúde no país de acolhimento e ajuda de custo de até seis parcelas mensais de R$ 3.840 (no caso de países europeus) e R$ 3.306 (nos demais países). Os contemplados precisarão cursar, no mínimo, três disciplinas na universidade acolhida, com exceção de casos específicos de realização de estágios curriculares. A Udesc aceitará inscrições até 10 de abril para o Programa de Mobilidade Internacional Livre, que não dá bolsas, mas dispensa alunos de graduação de pagar matrícula e mensalidade na maioria das instituições conveniadas. O período de inscrições é para estudos no exterior a partir de agosto e setembro deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.