Obras de modernização do Estádio do Ibirapuera chegam à reta final em SP

Por

O Governo de São Paulo avança na modernização do Estádio Ícaro de Castro Mello, o Estádio do Ibirapuera, e a obra já entrou na reta final. A intervenção contempla o restauro, a reforma e a modernização de um dos principais espaços do atletismo brasileiro, inaugurado em 1954.

O projeto é conduzido numa parceria entre a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo e a Secretaria de Esportes, com investimento estimado em cerca de R$ 70 milhões. A iniciativa tem como objetivo reabilitar o conjunto arquitetônico do estádio, com base em três diretrizes: preservação das características originais, adequação às regras do atletismo contemporâneo, conforme a World Athletics, e atendimento às normas de acessibilidade, segurança e acessibilidade.

As obras incluem a modernização da pista de atletismo, com a construção da 9ª raia e de uma pista de aquecimento, além de melhorias nas arquibancadas, instalação de mais de 11 mil assentos, novos guarda-corpos, dois telões e requalificação dos banheiros, incluindo sanitários acessíveis. Também estão sendo executadas intervenções nas áreas elétrica, de segurança e drenagem, além da recuperação da estrutura histórica em concreto, respeitando os elementos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Os espaços destinados aos atletas, como vestiários, academias e salas de fisioterapia, também passam por reforma e modernização, com foco na qualificação do estádio como centro de treinamento e competições. Sem receber competições oficiais desde 2015, o complexo teve novo impulso em dezembro de 2024, com a formalização do contrato para execução das obras.

A expectativa é que o evento inaugural após a conclusão seja um campeonato de atletismo com participação de atletas de comunidades do estado de São Paulo.

Inaugurado em 21 de agosto de 1954, o Estádio Ícaro de Castro Mello fez fama pela sua versatilidade. Além de abrigar competições de atletismo, o local foi palco de partidas de futebol e de shows históricos, como os de Black Sabbath, em 1992, e Elton John, em 1995.

O Governo de São Paulo discutirá com a sociedade, em audiências públicas, o projeto de concessão de uso do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, conhecido como Complexo do Ibirapuera, onde fica o estádio, e da Vila Olímpica Mário Covas, localizada na região da Rodovia Raposo Tavares, ambos administrados pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.