MG promove formação institucional para alinhar rede estadual antes do ano letivo

Por

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), realizou nesta segunda-feira (2/2) uma formação on-line institucional voltada ao alinhamento da rede estadual de ensino, reunindo os 209 mil servidores da educação antes do início do ano letivo, na quarta-feira (4).

A transmissão fortaleceu o alinhamento pedagógico da rede, apresentou as principais entregas da SEE/MG, além de novos materiais, diretrizes e orientações gerais que irão nortear o trabalho das escolas ao longo do ano.

A formação foi direcionada a gestores escolares, professores, especialistas da educação básica e demais profissionais da rede, com foco na organização do trabalho pedagógico e no apoio às unidades escolares para o início das aulas.

Durante a transmissão, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ressaltou a importância do planejamento do início do ano letivo de 2026. "É um grande prazer estar com vocês participando desse momento tão especial que é o planejamento do início do ano letivo de 2026. Estou muito feliz com os avanços que tivemos na educação", declarou.

Durante a transmissão, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, agradeceu aos profissionais da educação da rede estadual e destacou a importância do alinhamento da rede no início do ano letivo. Segundo ele, reunir toda a rede para alinhar caminhos desde o início do ano não é apenas uma formalidade.

"É uma escolha, é estratégia, é respeito com quem está na ponta com vocês. Educação se constrói junto, com diálogo, escuta e responsabilidade, e é assim que o Governo de Minas trata essa pauta, como prioridade".

O secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Rossieli Soares, reforçou o caráter estratégico da reunião. "Ao reunirmos a rede antes do início do ano letivo, a SEE/MG reafirma que uma atuação alinhada, com diretrizes claras e foco na aprendizagem, fortalece o trabalho das escolas e potencializa os resultados educacionais".

Durante a formação, foram aprofundadas as diretrizes de recomposição das aprendizagens e de priorização curricular, temas centrais para o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem na rede estadual em 2026. A proposta é garantir clareza técnica e pedagógica para gestores, professores e equipes escolares, assegurando uma implementação consistente das orientações da Secretaria de Educação no cotidiano das escolas.

Outro ponto de destaque foi a apresentação da organização curricular por trimestralidade, que passa a orientar o planejamento pedagógico e a avaliação dos estudantes da rede estadual.