Planetário do Rio anuncia sua maior restauração
Investimento para modernização do espaço será de R$ 30 milhões
A Prefeitura do Rio celebra, nesta quarta-feira (28/01), a maior renovação da história do Planetário do Rio, viabilizada por um investimento de R$ 30 milhões da Shell Brasil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A parceria garante a modernização completa do equipamento científico e cultural e foi anunciada em cerimônia com a presença do prefeito Eduardo Paes, do presidente da Fundação Planetário, Renato Pellizzari, e do presidente da Shell Brasil, Cristiano Pinto da Costa.
A iniciativa marca uma nova fase para o Planetário do Rio, um dos equipamentos científicos e culturais mais emblemáticos da cidade, presente na memória afetiva de gerações de cariocas. O investimento da multinacional está entre os maiores já realizados no país por meio deste mecanismo de incentivo e é o primeiro destinado a um órgão da administração municipal carioca.
"Todo carioca tem na sua memória uma passagem pelo Planetário, especialmente na sua infância, na sua juventude - destacou o prefeito Eduardo Paes. - É um espaço incrível, há uns 25 anos não acontecia um investimento de porte aqui. É muito importante a gente ter essa parceria com a Shell, uma empresa que é multinacional, mas que aqui no Brasil é essencialmente carioca, está baseada aqui. Em breve, a gente vai ter um Planetário ainda mais qualificado", completou.
A modernização prevê a restauração completa da infraestrutura do espaço, incluindo a recuperação do prédio, a climatização dos ambientes e a adequação dos espaços para acessibilidade universal. Um dos destaques do projeto é o restauro externo da icônica Cúpula Carl Sagan, a maior da América Latina. Já a atualização do Museu do Universo contempla a concepção e execução de um novo projeto museográfico integral, com exposições renovadas, conteúdos atualizados e experiências interativas e imersivas.
"Esta parceria vai deixar um legado permanente para o Rio: um dos planetários mais modernos do hemisfério sul, acessível e transformador, e que será referência em divulgação científica, cultura, turismo e inclusão", afirmou Renato Pellizzari, Presidente do Planetário do Rio.
O presidente da Shell Brasil, Cristiano Pinto da Costa, destacou a importância da boa relação entre a empresa e o município:
"O Rio de Janeiro faz parte da história da Shell no Brasil há mais de um século, e investir no Planetário é reafirmar esse vínculo. Acreditamos profundamente no poder do conhecimento para transformar realidades. Ao unir ciência, cultura e educação em um projeto inclusivo e com impacto de longo prazo, estamos investindo nas próximas gerações e no desenvolvimento do país", afirmou.
