ES: Sementes da Mata Atlântica entregues
A Fazenda Experimental do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Venda Nova do Imigrante, ganhou recentemente uma Área de Coleta de Sementes com Matrizes Selecionadas (ACS-NM).
A iniciativa vai possibilitar, a partir de 2027, o fornecimento de sementes nativas da Mata Atlântica para agricultores capixabas que queiram implantar ou ampliar Sistemas Agroflorestais (SAFs), que combinam o cultivo de espécies florestais com culturas agrícolas, promovendo produção de alimentos e conservação ambiental.
O projeto é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), sob coordenação da professora Cristiane Coelho de Moura, e conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
A expectativa é atender produtores rurais de diferentes perfis e escalas, que demandem sementes tanto para a implantação ou ampliação de agroflorestas quanto para o cumprimento da legislação ambiental, especialmente no que se refere às Áreas de Preservação Permanente (APPs) e à Reserva Legal.
A Área de Coleta de Sementes foi implantada em 2025, em um fragmento florestal de cerca de 32 hectares, onde foram selecionadas árvores matrizes com potencial para uso produtivo e ambiental.
Entre elas estão o pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha), angico-vermelho (Anadenanthera colubrina), canela-preta (Nectandra membranacea), pau-pereira (Platycyamus regnellii), garapa (Apuleia leiocarpa), pata-de-vaca (Bauhinia forficata), sapucainha (Carpotroche brasiliensis), além de espécies ameaçadas de extinção, como o palmito-juçara (Euterpe edulis) e o jequitibá-rosa (Cariniana estrellensis).
A coleta de sementes já começou, mas, neste primeiro momento, está voltada às análises laboratoriais. Segundo a pesquisadora do Incaper Alessandra de Lima Machado, esses estudos avaliam viabilidade, tolerância ao armazenamento e qualidade fisiológica do material.
