MG sanciona lei que permite doação do Hospital Regional de Divinópolis

Por

O governador Romeu Zema sancionou, nesta segunda-feira (12/1), o projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a doar à Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) o imóvel para o funcionamento exclusivo do Hospital Regional de Divinópolis (HRDV). A sanção ocorreu durante reunião com o deputado estadual Eduardo Azevedo.

"Grande dia para os mineiros. Está cada vez mais próxima a entrega de mais um hospital regional, o de Divinópolis. A unidade de saúde será uma das mais modernas do estado e atenderá mais de um milhão de mineiros da cidade e região. Um passo importantíssimo na melhoria da nossa saúde", destacou Romeu Zema.

A assinatura sela um alinhamento realizado entre o governador Romeu Zema e o ministro da Educação, Camilo Santana, no final de outubro, e dá mais um passo importante para a inauguração da nova unidade de saúde. A medida tem como principal objetivo garantir a assistência de saúde adequada aos mineiros, especialmente os da região Centro-Oeste.

Desde outubro, o processo para a passagem definitiva do imóvel está ocorrendo simultaneamente aos trâmites da legislação. Agora, junto à sanção, o governador Romeu Zema também assinou despacho governamental determinando que Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) intensifique os esforços, no âmbito de suas competências, para concluir a doação do imóvel, reafirmando o compromisso com a realização de ações conjuntas em prol da saúde pública em Minas Gerais.

"Em 2018, expressei minha meta de retomar as obras que estavam abandonadas no estado por gestões anteriores. O Hospital Regional de Divinópolis era uma delas", disse o governador.

As obras do HRDV estavam paralisadas desde 2016 e foram retomadas efetivamente em 2023.

Em fevereiro de 2025, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre a Universidade Federal de São João del-Rei, o Governo de Minas e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para a gestão do HRDV.

Agora, com a conclusão da doação do imóvel, prevista para as próximas semanas, a Ebserh poderá tomar as medidas necessárias para a compra de equipamentos para a unidade de saúde, a partir de acordo com a SES-MG, e formalizar os contratos de prestação de serviços necessários para a operacionalização do hospital.