Centro cirúrgico do Hospital Roberto Silvares completa um ano com expansão
O novo centro cirúrgico do Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus, completa um ano de funcionamento, nesta sexta-feira (09). Desde a inauguração, realizada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, e pelo secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, a estrutura de 1.193 metros quadrados, equipada com tecnologia de ponta, vem superando as expectativas e ampliando a capacidade assistencial do hospital, beneficiando diretamente a população do norte do Espírito Santo.
Na semana em que celebra este primeiro ano de atividades, o HRAS recebeu uma paciente de 105 anos para a realização de uma cirurgia ortopédica. Os cirurgiões responsáveis pelo atendimento, Lucas Freitas e Lucas Sampaio, destacaram que o procedimento estava sendo realizado apenas um dia após a internação por trauma, evidenciando a eficiência, a agilidade e a resolutividade da unidade hospitalar.
O diretor-geral do hospital, André Fagundes, afirma que, com a ampliação da estrutura, foi possível incluir novos procedimentos, como cirurgias bariátricas, artroplastias e artroscopias de joelho, ombro, quadril, pé e mão, além de intervenções em ligamentos. Desde dezembro, o HRAS passou a realizar também a confecção de fístula arteriovenosa (FAV) em pacientes renais crônicos, considerada o melhor acesso vascular para hemodiálise. "Os pacientes não precisam mais ir a Colatina fazer esse procedimento", comemora André Fagundes.
Com uma equipe média de 66 profissionais e investimentos em equipamentos de última geração, como novos arcos cirúrgicos e aparelhos de videolaparoscopia, o Hospital Roberto Silvares passou a executar intervenções mais complexas e seguras. "Realizamos também cirurgias de vesícula e bariátrica de forma menos invasiva, sem grandes incisões abdominais", explica o diretor-geral do HRAS.
