Espírito Santo encerra 2025 com 796 homicídios e alcança menor patamar

Por

Em 2025, o Espírito Santo alcançou uma marca histórica na redução dos homicídios. O estado registrou 796 homicídios dolosos, o menor patamar desde 1996, quando o dado começou a ser contabilizado. É a primeira vez, em 29 anos, que o estado termina o ano com menos de 800 assassinatos. A comparação com o ano de 2024 - até então o melhor da série histórica - revela uma queda de 6,8%, representando 58 vidas poupadas no intervalo de doze meses e demonstra que o estado vem conseguindo manter uma trajetória de queda consistente, consolidando o ano de 2025 como o melhor resultado em quase três décadas.

O governador do Estado, Renato Casagrande, comentou os resultados. "Registramos, mais uma vez, uma redução histórica no número de homicídios no Espírito Santo. Não há motivo para comemorar enquanto vidas são perdidas, mas reconheço o resultado do trabalho do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que demonstra que estamos no caminho certo. Essa redução nos homicídios reforça a responsabilidade que tenho de não medir esforços. Vou continuar investindo em inteligência, na integração entre políticas públicas e segurança e valorizando nossos profissionais."

"O trabalho para fazer do nosso Espírito Santo um estado cada vez mais seguro segue sem trégua. Programa Estado Presente. Graças ao esforço das nossas Forças de Segurança, da maior recomposição dos efetivos das nossas polícias, dos elevados investimentos em tecnologia e de atuação integrada, encerramos 2025 com a menor taxa de homicídios dos últimos 29 anos. Segurança Pública é uma obra inacabada e seguimos firmes na luta, sem trégua à criminalidade. Com trabalho duro vamos em frente, estamos no caminho certo", disse o vice-governador do Estado e coordenador do programa Estado Presente em Defesa da Vida, Ricardo Ferraço.