RJ apresenta estrutura e tecnologias do Bope
O governador Cláudio Castro acompanhou governadores e autoridades que participam do Consórcio de Integração Sul-Sudeste (COSUD) em uma visita à sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), em Laranjeiras, na última sexta (5). No tour pelas instalações da força de operações especiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas; de Minas Gerais, Romeu Zema; do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; do Paraná, Ratinho Junior; e de Santa Catarina, Jorginho Mello, receberam a Medalha de Mérito Operações Policiais Especiais.
A condecoração foi criada para homenagear os policiais militares do Rio de Janeiro ou de outros estados além de autoridades que tenham desempenhado funções ou contribuído de alguma forma com a evolução e o engrandecimento das atividades do Bope.
Cláudio Castro agradeceu o apoio recebido após a Operação Contenção realizada em 28 de outubro, e ressaltou a importância da união entre os governadores no combate aos narcoterroristas. Maior operação da história do Rio de Janeiro, a Operação Contenção ocorreu numa área de 9 milhões de metros quadrados, que corresponde a duas vezes o bairro de Copacabana, nos Complexos da Penha e Alemão, na Zona Norte do Rio.
"Mandamos um recado para o Brasil: de que não há lugar em que as forças de segurança não possam entrar. Nosso país não pertence a narcoterroristas que aterrorizam as populações. A partir do dia 28, a população brasileira se levantou. O Rio de Janeiro passou a exportar um ideal, o ideal da luta contra o mal. Foi uma grande operação, com planejamento, controle e coragem", afirmou o governador.
Durante o evento, que contou com a participação dos secretários de Estado de Segurança, Victor Santos, de Polícia Militar, Marcelo de Menezes, do Gabinete de Segurança Institucional, Edu Guimarães, e da Mulher, Heloisa Aguiar, os governadores puderam ver de perto a capacidade operacional do Bope em ações como rapel, retomada de locais e resgate de reféns.