MG acompanha chegada de 1º lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório

Por

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, acompanhou, na quarta, a chegada do primeiro lote gratuito da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), com 62.165 doses, destinado a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez.

"O Governo do Estado tem uma preocupação grande com a lógica da primeira infância, principalmente, no que diz respeito aos cuidados de pré-natal. E hoje estamos dando um passo importante, especialmente quando a gente pensa na saúde dos recém-nascidos, que é o início da distribuição para todo o estado da vacina contra o vírus sincicial, o imunizante contra a bronquiolite", anunciou Mateus Simões.

O imunizante será ofertado sem custos pela rede pública e tem como objetivo reduzir casos de bronquiolite, pneumonia e outras complicações respiratórias em recém-nascidos, especialmente nos primeiros meses de vida.

"A vacina contra a bronquiolite é aplicada na mãe grávida a partir da 28ª semana de gravidez. Em Minas, todas as mães dos 853 municipios mineiros passam a ter acesso a essa vacina na rede pública a partir de agora, com essa distribuição que começa hoje. A previsão é a distribuição de mais de 60 mil vacinas ao longo das próximas semanas", disse o vice-governador.

Após a chegada das doses à Rede de Frio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em Belo Horizonte, terá início a distribuição imediata para os 853 municípios mineiros. O envio será feito pelas 28 Unidades Regionais de Saúde, seguindo critérios técnicos que consideram o número de nascidos vivos por local de residência da mãe. A orientação é que a vacinação seja iniciada assim que o imunizante chegar às salas de vacina, integrada às consultas de pré-natal.

O vírus sincicial respiratório é a principal causa de infecções do trato respiratório inferior em crianças menores de 2 anos. Ele responde por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e por aproximadamente 40% das pneumonias nessa faixa etária. Bebês com menos de seis meses são os mais vulneráveis e têm maior risco de desenvolver formas graves da doença.

"Essa vacina se destina às gestantes com o objetivo de proteger o bebê já desde o nascimento contra a bronquiolite, que é uma doença que preocupa muito as mães e o sistema de saúde. A bronquiolite é responsável pela maioria dos casos de pneumonia que acometem as crianças e é causa constante de hospitalização no estado", ressaltou a secretária adjunta da SES-MG, Poliana Lopes.

Em 2025, o país registrou dezenas de milhares de casos da síndrome.