Hip Hop resgata história do movimento em São Paulo

Exposição local destaca cultura e protagonismo feminino

Por

A exposição HIP-HOP 80'sp - São Paulo na Onda do Break, em cartaz no Sesc 24 de Maio, apresenta a história do gênero musical e a relevância do movimento não apenas nas ruas paulistanas, mas em todo o país. A curadoria foi idealizada por nomes icônicos da cena, como OSGEMEOS, Rooneyoyo e Sharylaine, e reúne mais de 3 mil itens históricos, incluindo fotografias, roupas, discos, equipamentos e registros audiovisuais.

A mostra também ressalta o protagonismo feminino na cena do hip-hop. Sharylaine e Rose MC destacam que, nos anos 1980, mulheres conquistaram espaço em meio a um ambiente machista e preconceituoso, abrindo caminho para composições e rimas com força e perseverança. "Com luta e garra, essas mulheres meteram o pé na porta e conquistaram seu espaço", escreveram.

O movimento surgiu nas décadas de 1960 e 70, no sul do Bronx, em Nova York, em meio à violência urbana e à repressão policial. Segundo os curadores, o hip-hop nasceu de forma natural, como improviso e diversão entre amigos. A exposição traz registros essenciais, como os trabalhos de Martha Cooper e Henry Chalfant, e presta homenagem a figuras como Afrika Bambaataa, Sugar Hill Gang, Van Maude e Michael Jackson, que ajudaram a difundir o gênero mundialmente.

História

No Brasil, o hip-hop ganhou força nos anos 1980 com o dançarino Ricardinho, do Electric Boogies, que trouxe o break de volta de uma viagem aos EUA e começou a se apresentar nas ruas do centro de São Paulo. "As ruas 24 de Maio e São Bento foram tomadas pelo movimento, gerando repressão policial. Os dançarinos eram vistos como vagabundos e marginais, maioria preta, parda e periférica", afirmam OSGEMEOS.

O impacto da cultura é visível nos grafites espalhados pela cidade, como no Beco do Batman, na Vila Madalena. A exposição conta com manequins representando a aparência real dos artistas e itens originais de vestimenta.

HIP-HOP 80'sp fica em cartaz até 29 de março de 2026. O Sesc 24 de Maio, na República, abre de terça a sábado, das 9h às 21h.