Famílias de baixa renda recebem caixas-d'água
Iniciativa irá beneficiar imóveis em áreas vulneráveis
Famílias de baixa renda da Região Metropolitana de São Paulo receberão caixas-d'água em suas casas por meio do Programa Reserva Certa, da Sabesp. A ação busca garantir reserva de água para o consumo diário e minimizar os impactos da redução de pressão noturna adotada para preservar os mananciais que abastecem a Grande São Paulo, conforme determinação da Arsesp.
O benefício é destinado a moradores cadastrados nos programas de tarifas sociais da Sabesp e que residam em áreas mais altas ou distantes do sistema de abastecimento. Além de reduzir os efeitos da menor pressão noturna, a caixa-d'água assegura reserva em casos de interrupções no fornecimento por manutenção, furtos, vandalismo ou quedas de energia.
A instalação será feita integralmente pela Sabesp, após vistoria técnica, seguindo a norma técnica brasileira NBR 5626, que exige a ligação de todas as saídas de água à caixa. Assim, o equipamento cumpre papel de prevenção contra falta de água.
Para participar do programa, a residência deve atender a três critérios: estar em cidades da Grande São Paulo atendidas pela Sabesp (excluindo Mogi das Cruzes e São Caetano do Sul); estar inscrita em tarifas sociais (Vulnerável, Social ou Social 2); e localizar-se em área mais alta ou afastada do sistema de abastecimento. Haverá vistoria prévia para avaliar condições estruturais e de segurança antes do agendamento da instalação.
O processo de instalação segue três etapas. Primeiro, a Sabesp verifica a elegibilidade do imóvel. Depois, realiza-se a vistoria técnica em até sete dias, com emissão de relatório e confirmação da viabilidade. Por fim, a caixa é instalada em até 20 dias corridos após a vistoria, considerando ajustes na agenda do morador. Durante a instalação, os clientes recebem orientações sobre uso racional da água e manutenção do reservatório.
Os clientes podem conferir se fazem parte do programa de tarifa social na própria conta de água e solicitar a instalação pelos canais de atendimento da Sabesp. O programa combina benefício imediato às famílias vulneráveis com orientações técnicas para gestão eficiente do recurso hídrico.