Liberdade está entre os 25 melhores destinos do mundo para 2026
Distrito é o único representante brasileiro na categoria "melhores destinos" e foi destacado por sua autenticidade cultural
O bairro da Liberdade, na região central de São Paulo, entrou na lista dos 25 melhores destinos do mundo para viajar em 2026, segundo o ranking Best in Travel 2026, da Lonely Planet. É o único representante brasileiro na categoria “melhores destinos”.
O levantamento destaca a Liberdade como local ideal para a combinação de cultura e gastronomia, com “ambiente vibrante e comunidade japonesa acolhedora”. O bairro oferece arte de rua inspirada em anime, jardins orientais e restaurantes que servem “o melhor ramen fora de Tóquio”.
Lar da maior comunidade japonesa fora do Japão, a Liberdade mantém forte herança cultural, com ruas decoradas com lanternas e portais típicos. O bairro concentra restaurantes, mercados, lojas de produtos orientais, eventos culturais e feirinhas aos finais de semana. Entre os pontos turísticos estão o Museu Histórico da Imigração Japonesa e a Capela Nossa Senhora dos Aflitos.
“São Paulo tem na sua capital este DNA que reúne experiências gastronômicas, culturais e históricas. A Liberdade é um patrimônio de todos os brasileiros e dos japoneses que chegaram há mais de cem anos”, afirmou o secretário de Turismo, Roberto de Lucena.
A imigração japonesa começou em 1908, com a chegada do navio Kasato Maru a Santos, e consolidou a Liberdade como bairro típico a partir de 1912. Estima-se que o Brasil tenha 2,7 milhões de japoneses e descendentes, sendo 1,3 milhão apenas em São Paulo.
A iniciativa Vai de Roteiro, da Secretaria Municipal de Turismo, oferece passeios guiados gratuitos em pontos turísticos da cidade, incluindo a Liberdade.