Governo de SP leiloa sistema de travessias hídricas em novembro

Investimento de R$ 2,5 bilhões prevê modernização de terminais e embarcações em 14 linhas no litoral, RMSP e Vale do Paraíba

Por Ana Laura Gonzalez

Leilão do serviço de travessias hídricas ocorre em 13 de novembro.

O Governo do Estado de São Paulo realizará, no dia 13 de novembro, o leilão para concessão do Sistema de Travessias Hídricas, na sede da B3 (Bolsa de Valores), na capital. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), prevê investimentos de R$ 2,5 bilhões e tem como objetivo modernizar a infraestrutura e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.

O projeto abrange 14 linhas aquaviárias, sendo oito no litoral paulista, três na Região Metropolitana de São Paulo e três no Vale do Paraíba. Entre as principais travessias estão São Sebastião–Ilhabela, Santos–Vicente de Carvalho, Santos–Guarujá, Bertioga–Guarujá e Cananéia–Ilha Comprida. Também fazem parte os serviços Cananéia–Continente, Cananéia–Ariri, Iguape–Juréia, Bororé–Grajaú, Taquacetuba–Bororé, João Basso–Taquacetuba, Porto Paraitinga, Porto Varginha e Porto Natividade da Serra.

Essas linhas transportam, juntas, cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano, funcionando como importante elo de mobilidade entre municípios e regiões turísticas, além de contribuir para a logística regional e o transporte de produtos e serviços.

Frota e terminais modernizados

O plano de concessão prevê a substituição da frota atual por 45 novas embarcações elétricas ou híbridas, com menor impacto ambiental e maior eficiência energética. A modernização inclui melhorias na regularidade e no tempo de viagem, além de reduzir custos operacionais.

Os terminais também passarão por renovação completa. O projeto contempla estruturas padronizadas e acessíveis, com ambientes climatizados, banheiros adaptados, áreas de alimentação e espaços de atendimento ao público. A proposta é oferecer mais conforto, segurança e agilidade aos usuários que utilizam o serviço diariamente ou em períodos de alta temporada.

Segundo o governo estadual, a base tarifária atual será mantida, assim como gratuidades e benefícios já existentes, incluindo isenções para determinadas categorias de usuários e moradores de regiões específicas. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) será responsável pela fiscalização da concessão.

Contrato de 20 anos

O contrato será firmado no modelo de Parceria Público-Privada (PPP) e terá duração de 20 anos. A empresa ou consórcio vencedor será responsável pela operação, manutenção e investimentos ao longo de todo o período contratual. O governo afirma que a iniciativa busca garantir eficiência operacional e melhorias contínuas no serviço.

Programa de Parcerias de Investimentos

A concessão faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), que busca ampliar a participação da iniciativa privada em projetos de infraestrutura. O programa reúne mais de 30 projetos qualificados, com uma carteira estimada em R$ 550 bilhões em investimentos, abrangendo setores como rodovias, mobilidade, água, energia e áreas sociais.

De acordo com o governo estadual, a modernização do sistema de travessias hídricas representa mais um passo dentro da estratégia de melhorar a infraestrutura de transporte, estimular a economia local e garantir serviços mais eficientes para a população.

Com o leilão marcado para novembro, a expectativa é que o novo modelo garanta maior qualidade no atendimento aos usuários e fortaleça a conexão entre regiões turísticas, áreas urbanas e polos econômicos do estado.