Metade das crianças de Valinhos (SP) não se alfabetizam na idade certa
Prefeitura informou que pretende contratar 60 novos professores até dezembro deste ano
Menos da metade das crianças da rede municipal de Valinhos (SP) foi alfabetizada na idade correta, de acordo o ICA (Índice Criança Alfabetizada) do Ministério da Educação. Os dados são referentes a 2024 e dão conta de que apenas 48,21% desses estudantes sabiam ler e escrever. O valor é ainda menor do que o registrado em 2023, que foi de 50,7%.
“Valinhos enfrenta atualmente índices preocupantes de alfabetização, com muitas crianças que não atingem a meta de estarem plenamente alfabetizadas ao final do 2º ano”, aponta a Prefeitura.
Por conta disso, a Administração municipal anunciou o aumento da carga horária para do Infantil 1 ao 5º ano do Ensino Fundamental. Ao todo, sete mil alunos passarão a ter cinco aulas diárias a partir de 2026, ao invés das quatro atuais.
O currículo será ampliado com Língua Portuguesa e Matemática, além de aulas de Artes, Educação Física e Inglês. Para suprir essa demanda, a Prefeitura informou que irá contratar 60 novos professores até dezembro deste ano.
“Uma aula por dia a mais parece pouco, mas se colocarmos numa perspectiva mais ampla, são 200 horas a mais de aula por ano – ou 1000 horas, se considerarmos o ciclo do 1º ao 5º ano do Fundamental.”, afirma a diretora pedagógica Gizele Bevilacqua.
Em termos de horário, a grade será ampliada alterando o horário de saída. Hoje os alunos que estudam de manhã e saem a partir das 10h40 passarão a sair às 11h30. No período da tarde, o horário será alterado para 17h30.