Adote um herói: Minas lança adoção projeto cães policiais

Animais treinados agora aguardam famílias para acolhê-los

Por

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou a campanha Adote um Herói, que tem como objetivo encontrar lares para cães que atuaram em atividades operacionais e estão aposentados ou foram considerados inaptos para o serviço.

O processo é conduzido pela Coordenação de Operações com Cães (COC), setor responsável pelo treinamento e acompanhamento dos animais.

Os policiais da coordenação têm prioridade, mas a maioria já acolhe outros cães, inclusive aposentados. Em regra, os cães deixam de atuar quando completam 10 anos ou, de forma voluntária, a partir dos 8 anos, conforme avaliação técnica.

Também podem ser destinados à adoção aqueles que apresentem condições de saúde que impeçam a continuidade no trabalho. Nesta edição da campanha, três animais estão disponíveis: Zoe, Bud e Ivy.

Zoe, uma pastor belga malinois nascida em 2017, atuou durante seis anos em operações, incluindo ações de combate ao tráfico em Nanuque, no Vale do Mucuri. O animal iniciou o treinamento ainda filhote e, com pouco mais de um ano, já estava em atividade.

A cadela apresenta comportamento dócil com pessoas, mas precisa de cuidados na convivência com outras fêmeas.

Bud, da raça pastor alemão, nasceu em 2017 e trabalhou por cerca de cinco anos. Ele foi afastado após diagnóstico de displasia coxofemoral bilateral, que limitou sua capacidade física. O cão se adaptou ao convívio com outros animais, mas necessita de acompanhamento veterinário constante e não pode realizar esforço físico.

E, por último, também tem a Ivy, uma pastor belga malinois nascida em 2024, passou pelo processo de treinamento, mas foi considerada inapta para atuar nas operações. O animal tem alto nível de energia e demanda exercícios diários.

Justamente, por esse motivo, precisa de adotantes com disponibilidade para dedicar tempo a essas atividades.

O processo de adoção exige assinatura de termo de responsabilidade, comprovação de condições financeiras e comprometimento com a oferta de cuidados veterinários, alimentação, higiene e bem-estar. Os cães não podem ser utilizados em atividades comerciais. Interessados devem enviar nome, endereço e telefone para o e-mail coc.coe.pcmg@gmail.com . Após análise, a COC agenda entrevista presencial.