Por:

Minas Gerais entrega 145 laboratórios móveis às escolas

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), dá mais um passo importante na modernização do ensino público. Estão sendo entregues 145 laboratórios móveis de Ciências AutoLabor para escolas estaduais de 103 municípios, em um investimento superior a R$ 12 milhões.

Todas as 145 escolas estão recebendo um kit com experimentos de Física, Química e Biologia poderão ser realizados em qualquer sala de aula, já que os laboratórios oferecem mobilidade, segurança e organização, garantindo que professores e estudantes explorem o conhecimento científico com segurança e facilidade, onde quer que estejam.

A iniciativa integra a política do Governo de Minas de fortalecer o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e valorizar metodologias que tornam as aulas mais dinâmicas e atrativas.Para o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, a ação oferece aos jovens mineiros novas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.

"O ensino integral é um modelo pedagógico que potencializa o processo de ensino-aprendizagem dos nossos estudantes. Isso é possível especialmente com ações e ferramentas pedagógicas alinhadas ao modelo, gerando protagonismo, maior engajamento e fomentando, na prática, o projeto de vida deles. Com os novos kits, nossos estudantes vão poder aprofundar conhecimentos e habilidades fundamentais para a vida dentro e fora da escola", disse.

A primeira experiência com os laboratórios móveis ocorreu no início deste ano, em seis escolas de EMTI da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

O resultado positivo abriu caminho para a expansão da iniciativa a novas regiões do estado. Agora, mais estudantes poderão vivenciar experiências científicas antes restritas a ambientes laboratoriais fixos.

"Esse investimento fortalece o aprendizado em nossas escolas estaduais, equipando-as para ofertar o melhor ensino aos estudantes do EMTI. É fundamental que a rede conheça e aproveite todo esse material para enriquecer suas práticas pedagógicas", destaca a subsecretária.