ES registra redução em mortes no trânsito

Por

O Espírito Santo registrou uma queda de 6,6% no número de mortes no trânsito no primeiro semestre de 2025. O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), junto com as demais forças de segurança pública e viária, trabalha de forma integrada em prol da redução do número de sinistros de trânsito e de mortes nas vias do Estado.

De janeiro a junho de 2025, foram registradas 450 mortes no trânsito capixaba. Enquanto em 2024, foram 482 vidas perdidas em sinistros de trânsito. O dado representa 32 vidas preservadas na comparação com o mesmo período de 2024.

Desde o início deste ano, o Detran-ES vem intensificando as ações de fiscalização de trânsito, especialmente do Comitê Integrado de Fiscalização Força Pela Vida, e as atividades de educação promovidas em todo o Estado.

De janeiro a maio de 2025, os agentes de trânsito do Detran|ES realizaram 118 operações de fiscalização para promover a segurança e combater o desrespeito às regras de trânsito no Estado. As blitzes têm como foco principal o combate à mistura de bebida e direção, fiscalização de motocicletas, transporte escolar, transporte clandestino, entre outras temáticas para garantir a segurança nas vias.

A equipe de educação para o trânsito do Detran-ES realizou 138 ações de conscientização para a adoção de comportamentos seguros no trânsito em abordagens nas vias e atividades em escolas e empresas de todo o Estado, sensibilizando 42.287 pessoas no primeiro semestre deste ano.

O diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, reforça que o número ainda é alto, mas cada vida preservada é importante. Ele destaca o empenho do Governo do Estado e das forças de segurança pública e viária para mudar o cenário do trânsito no Estado.

"Cada redução é muito importante porque esses números significam vidas que foram salvas. Nós viemos de um aumento nos registros de mortes no trânsito nos últimos anos e essa redução que vemos agora é fruto de um grande esforço. Nós temos aumentado significativamente as ações de fiscalização e de educação para que esses resultados possam ter o retorno que estamos verificando nos números. Então, essa redução é resultado também de uma grande mobilização do Detran, das forças de segurança viária do Estado, federais e dos munícipios contra esse grave crescimento dos índices com mais ações no sentido de fazer uma contenção", explicou Givaldo Vieira.