Porto do Rio tem alta em transações
O Porto do Rio de Janeiro registrou crescimento expressivo na movimentação de cargas no primeiro quadrimestre de 2025. Entre janeiro e abril deste ano, foram movimentadas 5,4 milhões de toneladas, um crescimento de 27,48% em relação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Estatístico Aquaviário, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Entre os destaques do período estão carga conteinerizada, com 3,8 milhões de toneladas, um avanço de 21,92%. O granel sólido alcançou 774 mil toneladas (alta de 20,86%), enquanto o granel líquido apresentou o maior crescimento percentual do período: 74,98%, somando 540 mil toneladas. Já a carga geral chegou a 324 mil toneladas, aumento de 60,85%, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os números confirmam o Porto do Rio de Janeiro entre os 10 mais importantes terminais do país.
Do total de cargas movimentadas entre janeiro e abril de 2025, 1,1 milhão de toneladas foram transportadas por cabotagem, o que representa 35,18% a mais do nos primeiros quatro meses do ano passado. Na navegação por longo curso, que inclui exportação e importação, foram 3,6 milhões de toneladas, 19,61% a mais do que em 2024. Vale destacar que a cabotagem refere-se à navegação entre portos dentro do mesmo país, e a navegação de longo curso é a realizada entre portos de países diferentes.
Além de carga geral, conteinerizada, granéis sólidos e líquidos, o Porto do Rio de Janeiro atua também com produtos siderúrgicos, trigo concentrado de zinco e cargas de apoio offshore.
O secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, destacou que os números refletem a política de investimentos do Ministério de Portos e Aeroportos e a atenção que o governo tem dedicado ao setor nos últimos anos.
"Os bons resultados dos terminais brasileiros refletem a aplicação de recursos que estamos realizando no modal. O Brasil tem uma dívida histórica com a infraestrutura portuária, mas agora estamos revertendo esse cenário, com mais aportes, concessões de terminais e canais de navegação, e melhorias na infraestrutura. A economia brasileira passa pelos portos. É por eles que circulam alimentos, insumos e riquezas, gerando emprego, renda e desenvolvimento em todas as regiões."
Desde abril deste ano, o Porto do Rio de Janeiro está pronto para receber embarcações com maior volume de carga, após a conclusão das obras de dragagem do canal principal, feitas pela PortosRio, responsável pela gestão portuária. A modernização vai elevar a capacidade operacional do terminal e fortalecer sua posição estratégica no cenário nacional.