Professores do estado são treinados para o Enem 2025

Iniciativa foca no uso de plataforma com recursos personalizados

Por

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), iniciou na quarta-feira (28) uma série de formações voltadas a professores da rede estadual, com foco no uso pedagógico da plataforma Enem MG. A iniciativa integra a estratégia do estado para preparar estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025.

-Nosso objetivo é capacitar os professores para que levem a experiência do Enem para dentro da sala de aula. Com isso, o estudante ganha segurança e se prepara melhor para a prova - destacou o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.

A primeira formação foi realizada em Montes Claros, reunindo cerca de 400 servidores das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) do macropolo Norte de Minas. Participaram representantes das regionais de Curvelo, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros e Pirapora.

Até agosto, mais de 2 mil profissionais devem participar dos encontros presenciais em outras regiões do estado, incluindo os macropolos de Teófilo Otoni, Uberlândia, Juiz de Fora, Metropolitanas, Varginha, Coronel Fabriciano e Unaí.

Com demonstrações e painéis interativos, os professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio acompanharam como o uso da plataforma pode ser potencializado no planejamento pedagógico e no acompanhamento dos estudos, por meio da aplicação de recursos como relatórios individualizados, trilhas de aprendizagem e interpretação dos dados gerados pela ferramenta.

Outra possibilidade foi a integração dos dados da plataforma à rotina escolar e às avaliações próprias das escolas. Essas ações também impactam no dia a dia dos docentes, fortalecendo a organização do trabalho do professor e a personalização do ensino.

"Começamos uma série de intensivos sobre o uso da plataforma, apresentando o material colaborativo, com sugestões de uso, explicações, suporte e incentivando os professores da rede estadual de Minas Gerais a explorarem cada função do Enem MG, para que os alunos tenham ainda mais sucesso no Enem", disse o etor pedagógico da Estudo Play, Erik Anderson.