O Museu do Pontal volta, este fim de semana, a refletir sobre o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Neste sábado, dia 16, às 16h, haverá a oficina musical Antirracista, desenvolvida pelo projeto Música Popular Brasileira Infantil Antirracista (MPBIA). Enquanto cantam e tocam, as crianças vão sendo motivadas a refletir sobre as letras das canções e seus significados. No domingo, dia 17, às 16h, a oficina Voz (en)Canto, ministrada pela professora Nivea Magno, vai estimular os pequenos a soltarem a voz com cantos afrobrasileiros. Toda programação do Museu é gratuita.
No último fim de semana, o Museu do Pontal inaugurou a mostra José Bezerra e artistas do Vale do Catimbau, que segue até junho de 2025. A mostra reúne, nos jardins do Museu, oito obras de madeira de grandes proporções - algumas chegam a ter mais de 3 metros de altura -, criadas pelo genial artista pernambucano, e por seus conterrâneos Gilvan Bezerra, Dário Valério e Luiz Benício. A exposição individual J. Borges - O sol do sertão também segue aberta à visitação até 30 de março de 2025. São mais de 150 obras, que abrangem os 60 anos de carreira do artista pernambucano, entre xilogravuras, matrizes, cordéis de sua autoria e vídeos produzidos especialmente para a mostra.
Esta semana, o Museu estará aberto dos dias 14 a 17 e fechado nos dias 18, 19 e 20.
O Museu do Pontal, por meio da lei federal de incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como patrocinador estratégico e como patronos o BNDES, Itaú, Repsol Sinopec Brasil e a Ternium, além da Prefeitura do Rio. A programação completa está no site museudopontal.org.br/.
Atividades Fixas
Bebês no Museu do Pontal - todo domingo, às 10h e às 11h.
Roda de música, contação de história e movimento inspirada no universo da cultura popular. Para bebês de 6 meses a 3 anos.
Visita Musicada - Sábados e domingos, 11h e 15h. Visita pelo acervo do Museu.
Exposições em cartaz
Atualmente, nove mostras estão em cartaz. As coletivas Novos Ares - Museu do Pontal reinventado; O Circo Chegou; Entre beiras e margens - Fogo, água, ar; Brincares; Devoções; Poética da Criação, e Terra Terra - O Jequitinhonha e suas tradições; José Bezerra e artistas do Vale do Catimbau. E 'J. Borges - O sol do sertão'.