Por Pedro Sobreiro
No último fim de semana, o conglomerado de entretenimento Disney tomou conta do Transamerica Expo Center, em São Paulo, para a realização da primeira D23 Brasil - Uma Experiência Disney. O evento, tradicionalmente realizado em Los Angeles, desembarcou em terras brasileiras pela primeira vez, trazendo para os fãs uma série de novidades sobre os parques da Disney, os filmes e séries da Pixar, as aventuras de uma galáxia muito, muito distante do universo Star Wars, além dos esportes e séries do Disney e, como não podia faltar, os fenômenos da Marvel.
Entre 8 e 10 de novembro, fãs, jornalistas e influenciadores do mundo inteiro se reuniram no centro de convenções para conferirem as novidades, participarem das concorridíssimas ativações e acompanharem os painéis para verem de pertinho seus artistas favoritos.
A grande atração foi o painel da Marvel Studios, que aconteceu no sábado (9), o dia mais lotado do evento. Mesmo com o anúncio de que as reservas para o painel estavam esgotadas, centenas de fãs formaram uma fila para tentar entrar.
Do lado de dentro, o CEO da Marvel e grande mente por trás da construção do Universo Cinematográfico Marvel, Kevin Feige, marcou presença para anunciar as próximas produções do estúdio. Acompanhado por Anthony Mackie - o novo Capitão América, Danny Ramírez - o novo Falcão, Charlie Cox - o Demolidor, Vincent D'Onofrio - o Rei do Crime, e David Harbour - o Guardião Vermelho, Feige apresentou trailers e clipes exclusivos de filmes como 'Quarteto Fantástico: Primeiros Passos', 'Thunderbolts*', 'Capitão América: Admirável Mundo Novo' e 'Demolidor: Renascido', levando o auditório ao delírio. Ao fim do evento, Feige apareceu de surpresa no palco 'Disney Moments', que era aberto para todos, e falou com o público que não conseguiu entrar.
O destaque negativo, porém, foi a lojinha. Talvez a Disney não esperasse o sucesso de vendas que seria, causando filas que chegaram a quatro horas para entrar na loja e comprar itens exclusivos. Por outro lado, isso passa a mensagem de que os brasileiros estão ávidos por consumo, o que pode atrair mais ações da empresa no país.
No geral, o evento se propôs a ser uma jornada pelo universo mágico Disney, e isso ele entregou. Passando por brincadeiras das séries 'O Urso', 'Os Simpsons' e 'Percy Jackson', até por fotos com personagens vivos no Disney Cruise, o evento trouxe um gostinho dos parques Disney para o Brasil e atraiu um retorno turístico excelente para São Paulo. Fica a expectativa para que haja uma nova edição.