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Jovens paulistas poderão se especializar em 'games'

Governo de SP lança "Fábrica de Games" para formar jovens na criação de jogos | Foto: Divulgação

Com uma proposta inovadora, focada nos jovens que têm interesse em seguir a carreira de desenvolvimento de jogos, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de SP lançou o Fábrica de Games. Cada uma das 15 unidades das Fábricas de Cultura irá oferecer uma turma no curso de qualificação em games, com duração de dois semestres. Para se inscrever, basta ter entre 14 e 21 anos e possuir conhecimento prévio em algum segmento da área de tecnologia ou áreas relacionadas, além do interesse no universo dos games. Ao todo, serão 225 vagas e as inscrições começam a partir de julho. O início das aulas está previsto para agosto deste ano.

"O mercado de games tem crescido muito em todo o mundo e queremos trazer essa oportunidade de formação em diversas linguagens criativas para os nossos jovens das Fábricas de Cultura", afirmou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, durante lançamento do programa, que aconteceu nesta quarta-feira (24), no escritório do Google, na capital paulista. O programa é gerenciado pelas Organizações Sociais Poiesis e Catavento Cultural e Educacional e, em paralelo, ao curso de especialização em games, haverá trilhas de curta duração em especificidades técnicas envolvidas no desenvolvimento de jogos.

Desta forma, será possível complementar e aprofundar os conteúdos, ao garantir uma melhor formação para os jovens. O curso irá abordar desde os conceitos básicos de design de games até a criação de áudio e trilha sonora.

As aulas acontecerão de forma presencial e cada módulo será composto por um ateliê de criação e duas trilhas de curta duração, totalizando uma carga horária de 294 horas. O ateliê de criação contará com conteúdos técnicos e teóricos de games, com possibilidade de masterclass com profissionais convidados. Já as trilhas de curta duração serão destinadas aos aprofundamentos da linguagem de games, sendo ministradas por profissionais contratados e parcerias com instituições que atuam no segmento.

O projeto Fábrica de Games foi lançado durante a visita de 70 alunos das Fábricas de Cultura, na sede do Google, na capital paulista. O foco da visita foi proporcionar oportunidades únicas aos alunos, que participaram de palestras e tiveram a oportunidade de interagir com desenvolvedores de jogos e criadores de conteúdo audiovisual.