Por:

Alunos mineiros se destacam na Febrace

Um projeto desenvolvido por estudantes da Escola Sandoval Soares de Azevedo, em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi selecionado para participar da 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.

O trabalho elaborado pelos alunos Artur Gomes e João Vitor Gomes resultou na iniciativa "Eletrólise Caseira com H2O Descristalinizada: Hidrogênio e Amônia Verde", em que a dupla criou um protótipo com o objetivo de gerar energia elétrica por meio do hidrogênio para uso em ambientes domiciliares. O projeto foi finalista na categoria "Exatas e da Terra", marcando presença na maior mostra pré-universitária de projetos de ciências e engenharia do país.

O projeto desenvolvido pelos estudantes atendeu critérios como criatividade, inovação, proposta de resposta original à questão levantada e confiabilidade do método. Artur e João Vitor realizaram ainda pesquisa sobre o funcionamento do processo, redação e validação dos dados compilados.

Ao todo, 226 projetos, elaborados por 498 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados brasileiros, e do Distrito Federal, foram selecionados para participar da Febrace. Cada equipe finalista teve a oportunidade de expor seu projeto em um estande durante o evento. Os projetos estão disponíveis para visualização na Mostra Virtual de Projetos.

A feira é um movimento nacional que visa estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica. Desde 2003, a feira tem proporcionado oportunidades de interação entre escolas, universidades, estudantes, professores, profissionais e cientistas, criando espaços para a troca de experiências e ampliação das fronteiras do conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.