Por: Redação

Correio Sudeste | RJ: Secretaria do Ambiente resgata animais silvestres

Ação contou com o Comando da Polícia Ambiental | Foto: Divulgação

O Governo do RJ resgatou mais de 20 aves de diversas espécies, mantidas em um sítio em Vargem Grande, durante uma operação conjunta que reuniu as secretarias de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, de Polícia Militar e de Polícia Civil, além do Instituto Estadual do Ambiente, nesta quinta-feira, dia 14 de março. O dono do sítio onde estavam os animais foi detido e autuado por crimes ambientais. É inadmissível permitir que criminosos atuem traficando esses animais, que ficam em cativeiros, com maus tratos e tortura. É uma determinação da nossa gestão manter a vigilância e agir com inteligência para coibir essa prática é punir exemplarmente os responsáveis. Hoje, nossas equipes estão de parabéns - comemorou o governador Cláudio Castro. Ao todo foram resgatados 24 animais nativos: cinco araras, oito tucanos, oito jabutis, dois papagaios, uma maritaca e dois macacos pregos. O homem preso na ação também foi multado em cerca de R$ 14 mil pelo cativeiro ilegal.

 

Espécies

Os técnicos também recolheram 17 espécies exóticas, como os cinco Ring Neck, quatro Tigres d'água (cágados), um pavão, um pombo, uma rosela e duas calorias. Os animais resgatados passarão por avaliações e pelos cuidados veterinários necessários, para que possam retornar à natureza.

Polícia Ambiental

O Comando de Polícia Ambiental e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, assim como a Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais e as gerências de Fauna, de Unidades de Conservação e de Fiscalizações Ordinárias seguirão o trabalho conjunto para a identificação dos responsáveis pelo crime.

Provão Paulista I

O Palácio dos Bandeirantes foi cenário de um encontro entre o governador de SP Tarcísio de Freitas e cerca de 250 estudantes aprovados no Provão Paulista. Na quinta (14), estudantes e autoridades conversaram sobre o sucesso do programa, que amplia o acesso nas universidades públicas estaduais.

Provão Paulista II

Na primeira edição do Provão, aplicada em 2023, a parceria entre o Governo de São Paulo e as instituições de ensino superior concedeu 15.369 vagas de graduação a alunos da rede pública. Parte delas já foi ocupada e mais estudantes serão convocados no segundo semestre para cursos das Fatecs.

MPMG

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) participou, na quinta-feira, 14 de março, do lançamento do "Seminário Técnico Crise Climática em Minas Gerais - Desafios na Convivência com a Seca e a Chuva Extrema", que será realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no mês de agosto.

Inclusão

A visita de egressos do sistema prisional à exposição "Clara Nunes - Eu Sou a Tal Mineira", no Museu da Moda, em Belo Horizonte, celebrou a conclusão do curso de crochê de alta costura promovido pelo Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) da Sejusp.

PCDs

A disponibilização de serviços para atender às pessoas com deficiência no Espírito Santo é uma realidade. A Central de Interpretação de Libras passa a contar com internet patrocinada, possibilitando a utilização mesmo que o usuário não disponha de pacotes de dados no celular.

MPRJ

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) apura em oito novos procedimentos a falta de climatização nas salas de aulas de escolas municipais e estaduais, instaurados, nos últimos três meses de 2023. Os procedimentos se deram a partir de denúncias.

Empreendedoras

A Nave do Conhecimento do Engenhão, no RJ realiza, no sábado (16/3), a Feira de Empreendedorismo Mulheres-In-Cena. O evento, a partir das 10h, trará diversas novidades nas áreas de serviços, moda, gastronomia, decoração, papelaria, entre outros serviços.

Concurso

As provas objetivas e discursivas para o concurso público do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) serão realizadas neste domingo (17), em Vitória. O concurso prevê a oferta de 52 vagas, além da formação de cadastro de reserva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.