A produção industrial no estado do Rio de Janeiro fechou o ano de 2023 com alta de 4,5%. Na comparação do mês de dezembro do ano passado com o mesmo mês do ano de 2022, o crescimento registrado foi de 5,5%. Os dados foram divulgados através da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, divulgada nesta quinta-feira (08) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), que constatou que a alta registrada pela indústria do Rio ficou bem acima do resultado nacional (0,2%). No contexto nacional, o estado fluminense exerceu a principal influência no acumulado do ano.
De acordo com o governado do estado do Rio, Cláudio Castro, "o crescimento da produção industrial é um indicador do consumo de bens e, também, uma comprovação do nível de confiança do empresariado e do consumidor na economia do Estado do Rio. A indústria fluminense é um dos setores de atividade econômica que mais geraram empregos em 2023: foram mais de 18 mil novos postos de trabalho formal", comentou o governador.
Ainda conforme as informações do Palácio Guanabara, este ano, serão investidos pelo governo do estado R$ 400 milhões para a criação de 24 novos distritos industriais em território fluminense e revitalização de 10 unidades já existentes. A iniciativa faz parte da estratégia de reindustrialização do estado do Rio de Janeiro.
"O resultado alcançado no ano passado está relacionado ao desempenho dos setores de petróleo, siderurgia e automotivo, segmentos bastante atuantes na indústria fluminense", explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, ao comentar sobre os dados.