Mogi inicia estudos para melhorar qualidade das merendas escolares

Integrantes do Comitê Técnico e Conselho Gestor se reuniram para discutir sobre este novo projeto

Por Da Redação

Produtos higienizados, processados e embalados na merenda escolar passam por estudos para serem fornecidos

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, junto à Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar, iniciou algumas ações para a implantação do Programa de Desenvolvimento Alimentar Sustentável (PDAS), que integra estudos para que produtos higienizados, processados e embalados sejam fornecidos na merenda escolar. Integrantes do Conselho Gestor, do Comitê Técnico, da Coordenadoria de Comunicação Social e de outras instituições parceiras realizaram a primeira reunião de 2026. O encontro marcou o começo de um trabalho técnico, baseado em três pilares: Alimentação Saudável, Sustentável e Segura.

Essa proposta tem como objetivo elevar o padrão da merenda escolar, com alimentos já higienizados e embalados, garantindo mais qualidade nutricional, redução de desperdícios e maior controle sanitário. “Mogi das Cruzes já esteve entre as cinco cidades do país com a melhor merenda. Agora, com esse projeto inédito, vai ser ainda melhor”, destacou o secretário municipal de Agricultura e Segurança Alimentar, Renato Abdo.

A reunião também definiu um cronograma dos estudos, com conclusão prevista para outubro. O plano prevê três meses de análise nas unidades escolares, com avaliação dos processos atuais de manipulação e preparo dos alimentos. Após essa etapa, serão realizadas seis semanas de análise técnica pela Fatec, focadas na viabilidade operacional e nos critérios de segurança alimentar.

Além disso, o encontro estabeleceu a realização de visitas técnicas por representantes da Ibrahort, CNVEG e da Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar, que poderão servir como modelo para o estudo. Uma lista de produtos que passarão por análise deve ser criada, priorizando itens estratégicos da alimentação escolar. “Será uma nova era para a merenda, porque, com os produtos higienizados e embalados, será possível garantir alimentos mais nutritivos, com menos perdas e dentro dos padrões sanitários, promovendo mais qualidade de vida para nossos alunos”, afirmou Renato Abdo.

Manoel Oliveira, diretor executivo do Ibrahort, afirmou que a iniciativa promove impacto positivo na produção e no consumo consciente. “Esse modelo fortalece uma alimentação mais sustentável, com melhor aproveitamento dos alimentos e organização da cadeia, ao mesmo tempo em que assegura qualidade e rastreabilidade.”

Paulo Schincariol, presidente da CNVEG e idealizador do programa, comentou que o PDAS reúne eficiência, segurança alimentar e sustentabilidade, sendo uma solução moderna que beneficia tanto o produtor quanto o aluno.